AGENDA CULTURAL

24.11.12

Academia Araçatubense de Letras comemorou 20 anos de existência

Vista panorâmica do evento -(Foto de Ângelo Cardoso)
 Sexta-feira, 23/11/2012, houve reunião anual da Academia Araçatubense de Letras na Câmara Municipal de Araçatuba, quando os acadêmicos se vestem a caráter (atualmente, pelerine), fazem longos discursos, há palestras, distribuem prêmios literários de concursos realizados no decorrer do ano com a presença de autoridades. 
Mesa composta na seguinte ordem: Aguinaldo Gonçalves,  palestrante; Durvalina Garcia, vereadora; Cidinha Baracat, presidente da AAL; Aparecido Sérioo da Silva, prefeito municipal e Hélio Consolaro, acadêmico e secretário municipal de  Cultura - (Foto de Ângelo Cardoso)
 A sessão solene deste ano foi bastante significativa, pois a entidade completava 20 anos.
Novo paramento das sessões solenes dos acadêmicos e dos socioacadêmicos: pelerine

Estiveram presentes os seguintes acadêmicos: Tito Damazo, Cidinha Baracat, Marilurdes Campezi, Marli Garcia, Yara Pedro Carvalho, Jonair Nogueira Martins, Mário César Rodrigues, Célia Villela, Geraldo da Costa e Silva,Lourival Amílton Lautenchläger, Hélio Consolaro, Maria Luzia Villela. 
De mãos dadas: Cidinha Baracat, presidente sainte; Tito Damazo, presidente entrante (Foto de Ângelo Cardoso)
Socioacadêmicos: Paulo Batista Castilho e Flávio Luiz M. Leonetti.


Capa da revista Plural
Quarta capa da revista Plural
 O prefeito Cido Sério, que é membro honorário da AAL (nato, enquanto estiver no cargo), a professora Durvalina Garcia, atual vereadora; a professora Beatriz Nogueira, vereadora eleita recentemente estiveram presentes, além do escritor Antonio Luceni, coordenador regional da União Brasileira dos Escritores (UBE).

Coral da Apeoesp, regido pela maestrina Marinete Capóssoli cantou o Hino Nacional e brindou a plateia com belíssimas músicas                (Foto de Ângelo Cardoso)

Também houve a distribuição da revista Plural, edição anual, em que acadêmicos, socioacadêmicos, membros dos grupos da AAL: Experimental e Escrevivências; escritores e professores convidados, escrevem, principalmente, sobre língua portuguesa, literatura e cultura. Nesta edição comemorativa, ela teve 200 páginas, que foi editada com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Nos bastidores, prefeito Cido Sério e os acadêmicos - (Foto de Ângelo Cardoso)

Houve brilhante palestra do escritor e doutor em letras Aguinaldo José Gonçalves que versou sobre o tema "Literatura como fonte de conhecimento". A sua oratória encantou a todos, como seu senso de humor.

Aguinaldo José Gonçalves é ensaísta, poeta, crítico de arte. Estudioso das artes comparadas, reconhecido nacional e internacionalmente como especialista das relações intersemióticas entre literatura e outros sistemas - pinturas, escultura, arquitetura, cenima e música. Mestre e doutor pela USP, livre-docente pela UNESP, professor de Semiologia da Cultura na Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto. Recebeu prêmos e honrarias, dentre os quais o "Prêmio ESSO - Jornal de Letras e Literatura" e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Autor de várias obras no Brasil e no exterior, com mais sde 50 títulos publicados, entre os quais os livros de poesia "Vermelho" e "Abysmos".      
Cidinha Baracat, Reginaldo Costa de Albuquerque (primeiro colocado do concurso de poesia Osmair Zanardi), Margareth Martins (escultora do  troféu) e a acadêmica  Marilurdes Martins Campezi (Foto de Ângelo Cardoso)

Ao tomar posse, escritor e doutor em letras, Tito Damazo, proferiu discurso, lembrando de seu fundador, Célio Pinheiro, tecendo considerações  sobre o papel da academia em Araçatuba e fazendo elogios à política cultural adotada pela Secretaria Municipal de Cultura. 


                                                                       
PREMIADOS DO CONCURSO DE POESIAS “OSMAIR ZANARDI” DE 2012

3ª. MENÇÃO HONROSA -  ROSÂNGELA DE SOUSA LIMA ALMEIDA. Poema: Mudança - Araçatuba-SP
2ª. MENÇÃO HONROSA – VICENTE MARCOLINO ROSA
Poema: BOI APOSENTADO - Araçatuba-SP
1ª. MENÇÃO HONROSA – SMILEY CASTELO BRANCO TEIXEIRA - Poema: BRITA - Penápolis-SP

Terceiro lugar – Sra. ERONDINA GODINHO DE MOURA TIRINTAN -  Poema: CONJUNCTIO - Avanhandava-SP
Segundo lugar – Srta. TALITA NAYLA RUSTICHELLI - Poema: PONCÃ - Araçatuba-SP
 PRIMEIRO LUGAR ( pela segunda vez, pois venceu no ano passado também)
REGINALDO COSTA DE ALBUQUERQUE - Campo Grande-MT
Poema: EPITÁFIO AO DIA DE AMANHÃ
                                                                                         
CURIOSIDADE:
Na mesma sessão solene, estavam presentes 05 pessoas que fizeram o Curso de Letras em Penápolis na mesma classe, entre 1969-72. Veja a foto de três:
Hélio Consolaro, acadêmico, secretário municipal de Cultura de Araçatuba / José Valdir Feltrin, professor de Portugues de Gabriel Monteiro (cunhdo do palestrante) / Tito Damazo, doutor em letras, escritor, presidente da Academia Araçatubense de Letras recém-empossado. Lógico, eram jovens estudantes!

Maria Helena
Delcyr Jesus Camilo
  As outras duas pessoas: Maria Helena Rossetto e Delcyr Jesus Camilo, companheiros rotarianos de Hélio Consolaro no mesmo clube: Araçatuba - Cruzeiro do Sul. Também estiveram presentes Natal Luiz Sbrana e Sandra Machado Camilo.

4 comentários:

Heitor Gomes disse...

Parabéns a Academia Araçatubense de letras, no qual sinto me honrado por fazer parte do Grupo Experimental. Fonte fecunda de aprendizado.

HAMILTON BRITO... disse...

Conversa fiada. Este ano foi uma só vez. Tá fora.

NATAL LUIZ SBRANA disse...

Esquececeu de mencionar que também estive nesse fabuloso evento, juntamente com a companheira Sandra. É o Rotary Cruzeiro do Sul que se faz presente.

NATAL LUIZ SBRANA disse...

Companheiro Helio, fui mostrar as fotos, e acabei passando o carro na frente dos bois, pois após a leitura, tomei conhecimento de que os citados companheiros também cursaram Letras em Plis.