AGENDA CULTURAL

22.11.12

Cinco filmes para se ver na Semana da Consciência Negra

Marcio Claesen - estadão.com.br

A atriz Whoopi Goldberg em 'A Cor Púrpura' - Divulgação
Divulgação
A atriz Whoopi Goldberg em 'A Cor Púrpura'
Feriado em São Paulo e no Rio de Janeiro, dentre várias cidades brasileiras, o Dia da Consciência Negra existe desde 2003. A data faz referência à morte de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695. No ano passado, a presidente Dilma instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Líder do Quilombo dos Palmares, que ficava no Estado de Alagoas, Zumbi é considerado um símbolo de resistência à escravidão. Para lembrar e comemorar a data, separamos cinco filmes contundentes que abordam o tema racial. Confira.

1. Malcolm X, de Spike Lee
Cinebiografia de 1992 que trata da vida de Malcolm Little (Malcolm X). O longa mostra a sua infância de crimes, o interesse pelo Islamismo e transformação do jovem em um dos maiores líderes negros dos Estados Unidos. Denzel Washington, no papel título, recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e foi indicado ao Oscar de melhor ator.



2. A Outra História Americana, de Tony Kaye
O longa conta a história de Derek Vinyard (Edward Norton), cujo pai é morto por marginais em um bairro negro e passa a lideram um grupo de violentos skinheads. Ele mata um rapaz negro, vai para a cadeia e, lá, reflete sobre seus preconceitos e sua raiva.


 
3. Adivinhe Quem Vem para Jantar, de Stanley Kramer
No drama de 1967, o casal Matt (Spencer Tracy) e Christina (Katharine Hepburn) terão de rever todos conceitos e valores após sua filha lhes apresentar o noivo, que é negro, interpretado por Sidney Poitier. O longa recebeu 10 indicações ao Oscar e levou dois prêmios: melhor atriz para Hepburn e melhor roteiro original.






4. Hotel Ruanda, de Terry George
A produção conta a história real de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), um gerente de hotel que abrigou mais de mil refugiados Tutsi durante sua luta contra a milícia Hutu em Ruanda. Cheadle recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel.



5. A Cor Púrpura, de Steven Spielberg
A própria autora Alice Walker adaptou seu livro para o cinema em 1985. No Estado sulista norte-americano da Geórgia, acompanhamos a história de Celie Johnson (Whoopi Goldberg) enquanto temas como o racismo, o machismo e amor surgem na tela. O longa foi premiado com o Globo de Ouro de melhor filme de drama e Spielberg recebeu o prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA). No Oscar, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações, mas não venceu em nenhuma categoria.



Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

A cor púrpura e o Hotel Ruada eu assisti e recomendo...lindos mesmo