AGENDA CULTURAL

21.11.12

Concurso de beleza marca Semana da Consciência Negra



A Semana da Consciência Negra de Araçatuba, que está sendo realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC), desde a ultima segunda-feira (19), continua com diversas atividades e apresentações.

A data escolhida para celebrar a Consciência Negra foi o dia 20 de novembro, devido à morte do líder quilombola, Zumbi doa Palmares, que ocorreu em 20 de novembro de 1695.

Hoje, às 19h, haverá o concurso de beleza ‘Pérola Negra’ no Teatro Castro Alves. Amanhã (22), também às 19h, acontece um seminário de Matriz Africana na Câmara Municipal. Sexta-feira (23) é dia de Culturafro na Praça João Pessoa, que começa às 16h. E para fechar a semana de Consciência Negra, o sábado (24) contará com um jantar do Orgulho Negro na sede do Rotary Club, na Avenida da Saudade, às 20h.

Além disso, durante toda a semana, no Paço Municipal, está acontecendo uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de todas as Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico) de Araçatuba sobre o tema da semana.

CONQUISTA
O coordenador do Fórum da Construção da Consciência Negra e presidente da Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba, Joaquim Januário Pereira, considerou o feriado como uma das maiores conquistas.

De acordo com ele, Araçatuba deu um passo muito importante dedicando um dia à comunidade negra, pois coloca a cultura, as conquistas e as necessidades deles em pauta. “Também tivemos outras grandes vitórias, como a criação do Neab (Núcleo de Estudo Afro Brasileiro de Araçatuba) que trabalha com a Secretaria de Educação e a implantação de políticas afirmativas no município”, comentou Pereira.

A secretária de Participação Cidadã de Araçatuba, Fernanda Balsalobre, deu parabéns à “coragem” da administração de enfrentar o tema e criar o feriado, que é comemorado no dia 20. De acordo com ela, a Prefeitura de Araçatuba deu um exemplo a criar uma secretaria para cuidar da cidadania e fazer eventos e políticas que valorizem as minorias e façam a cidade a pensar sobre temas como o preconceito e a discriminação.

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Só mulher negra tem concurso para elas?
Por que nós., os belos morenos, não temos um concurso pra nos tbém?
O dinheiro publico precisa atender os interesses de todos.
Fica ai o meu protesto