AGENDA CULTURAL

9.2.13

Tião Carreiro é o enredo da Sonho e Fantasia




 Dona de uma das maiores galerias de troféus da história do carnaval araçatubense, a Escola de Samba Sonho e Fantasia de Araçatuba vai defender, neste ano, um samba-enredo que faz homenagem ao artista Tião Carreiro. Fundada em 1997, a agremiação chegou a vencer a competição municipal por sete anos seguidos, de 2002 a 2008, e por isso, preparou uma montagem especial para conquistar novamente o cetro de campeã.

Mais uma vez, a escola pretende levar muito luxo ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Os desfiles das escolas acontecem neste domingo (10) e segunda (11), a partir das 20h30. A entrada é um litro de leite.

O presidente e fundador da agremiação, Manoel Rodrigues, destaca que ao levar o Tião Carreiro para a avenida, a escola pretende dar destaque a um dos maiores expoentes da história da música de Araçatuba e do Brasil. “Ele merecia ser reverenciado em nossa maior festa popular que é o carnaval”, disse. A família do homenageado foi convidada e participará da apresentação.

UM ARAÇATUBENSE
Apesar de ser mineiro de nascimento, Tião Carreiro sempre dizia em entrevistas e a amigos que era araçatubense. José Dias Nunes, o Tião Carreiro, é natural de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Nasceu em 13 de dezembro de 1934, filho dos lavradores Orcissio Dias Nunes e dona Júlia Alves das Neves.

Levava uma vida humilde, consequência da falta de emprego gerada pela seca que arrasava aquela região e com a esperança de um futuro melhor a família de José Dias resolveu tentar a vida em São Paulo.

Saíram de Minas Gerais embarcados no trem com destino ao interior do Estado de São Paulo. O pai, quando morreu, deixou como herança a primeira viola, uma herança que o garoto saberia como ninguém valorizar. Seu dom como músico já era notado, aos oito anos de idade dedilhava no braço de uma enxada e com elástico preso nos dedos tentava tirar notas musicais.

O menino violeiro nunca foi à escola, mas tinha sonho de aprender a ler e escrever. Começou então olhando jornais velhos. E foi dessa forma que José Dias, juntando as letras, se alfabetizou. Da mesma forma aprendeu a tocar, ou seja, sozinho, juntando e observando acordes e notas musicais.

Com 16 anos de idade tomou a decisão que marcaria a sua vida. Apaixonado pela música decidiu deixar o trabalho no campo e se arriscar em outro mundo, em uma nova profissão. O Brasil ganharia então, um dos músicos sertanejos mais importantes que revolucionaria e influenciaria a música brasileira.

Conheceu Dona Nair Avanço em Araçatuba numa festa junina no ano de 1953, namoraram 14 meses e se casaram. José Dias conheceu Pardinho, seu principal companheiro, no circo Rapa Rapa na cidade de Pirajuí (SP).

Tião com sua habilidade e destreza criou inúmeras introduções e arranjos ao pagode-de-viola, verdadeiras preciosidades. Mas Tião não parou por aí, desenvolvendo uma inconfundível batida, inovando com um estilo próprio. Na verdade Tião inventou uma forma original para os violeiros que cantam em dupla e usam como acompanhamento a viola e o violão. Na riqueza de ritmos e estilos Tião gravou moda de viola, cururu, cateretê, valseado, querumana e até tango.

Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br

Nenhum comentário: