AGENDA CULTURAL

14.11.13

Clarindo, clarinho, transparente

 
Clarindo Ferreira
A calma personalizada. Assim é a imagem do Sr. Clarindo Ferreira, então proprietário da Gráfica Araçatubense. Maçom e rotariano. Tão discreto, tão discreto que não há uma foto dele na internet, nem sei se sua empresa algum dia fez propaganda. Para quem mora em Araçatuba e é dos antigos, “a gráfica fica aí na rua Tupi, 38” – perto da Câmara Municipal.

Conheci-o na década de 70, na impressão do livro póstumo de Osmair Zanardi “Rosa de todos os ventos”. Depois, na feitura de “santinhos” em campanhas eleitorais. O médico e escritor, confrade da Academia Araçatubense de Letras, Geraldo da Costa e Silva, não imprimia seus livros noutra gráfica, apenas lá. Com certeza, é mais um órfão de Seu Ferreira.

Seu jeitão bem brasileiro, alegre, tem origem árabe pelo lado materno. Seu Clarindo trazia tranquilidade ao ambiente de trabalho, apesar de patrão. Gosta de sua rotina e de sua roda de amigos, pois às 9h, 10h30 e às 16h eram momentos do cafezinho, da conversa com os amigos no cinquentenário Bar do Jorge na rua General Glicério.

Seus funcionários criavam raízes na gráfica, porque Seu Ferreira levava a sério o conselho de Antoine Saint Exupery: “Cada um é responsável por quem cativa”.
Caixinha de cartão - brinde da gráfica
Gráfico na juventude em Barretos. Veio para Araçatuba como bancário, já casado com Maura Marques Ferreira. Ele começou com a gráfica em 1972, comprando-a do professor Honório Camargo de Oliveira, na rua Carlos Gomes; depois, na rua General Glicério. A partir de 1976, na rua Tupi, 38. Desde essa época, o José Carlos Manfrinatti trabalha com ele, até a gráfica encerrar suas atividades.

Com 81 anos, o seu filho único, Dr. Pedro Paulo Marques Ferreira, deu uma “prensa” no pai, dizendo que Seu Clarindo precisava parar. Não havia filho para continuar o negócio. A indústria gráfica passa atualmente por transformações, estava na hora de descansar.

Seu Clarindo tentou resistir a esta publicação. “Minha história é simples, nada de glória...” Mas depois de alguma insistência, ele cedeu, concordou em publicar alguma informação sobre a vida dele. Dar ibope ao Blog do Consa.
Clarindo e Consa
Conversar com Seu Clarindo é muito bom, lição de vida, uma mostra de que ser simples é um elemento importante para a construção da felicidade. Clarindo, clarinho, transparente.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP  

3 comentários:

Fernanda Hernandes Quaggio disse...

Parabéns Consa pela bela homenagem ao Sr. Clarindo, um homem maravilhoso, simples,
honesto, trabalhador por excelência e que muito contribuiu para o crescimento de nossa querida Araçatuba. Merecido.

RILEX disse...

Fui cliente do seu Ferreira durante muitos anos. Fazia algumas publicações de meus clientes com ele. Homem simples, mas de muito caráter. Ótimo negociador.

Pena a gráfica não ter se modernizado para acompanhar os novos tempos!

NINHA disse...

Bom dia !...Xará...
Ótima matéria...e grata homenagem...ao Sr.Clarindo, homem probo,honesto,gentil, alías haja, palavras para enaltece-lo, conheço vários amigos que foi seu funcionário,e falavam sempre bem da pessoa clarindo,e também como patrão...Parabéns seu Clarindo, sua história como homem e como empresário, com certeza ficará marcado na história de Araçatuba...
Abraços, muita saúde e sorte...
Hélio Ninha