Promoção: Oficina Cultural Sílvio Russo (ver endereço abaixo)
Parcerias:
Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba
Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba
Centro de Tradições Culturais de Araçatuba
Prefeitura Municipal de Lourdes
Informações gerais:
Grupo de catira Novos Araçás |
Público: educadores, pesquisadores de cultura popular e demais interessados
Inscrições: 10/4 a 5/5
Seleção: primeiros inscritos
200 lugares
Local: Teatro Municipal de Araçatuba Paulo Alcides Jorge: Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº – Bairro Bandeiras
Programa:
Dia 7, quarta-feira
18h às 18h30
APRESENTAÇÃO DE CATIRA: NOVOS ARAÇÁS
A catira é uma das mais típicas manifestações culturais do interior de São Paulo, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos. A proposta é difundir a catira como tradição artística genuinamente caipira. Fundado em 2009, o grupo Novos Araçás surgiu da vontade de valorizar a catira em Araçatuba e região. Composto por sete catireiros e dois violeiros, o grupo já se apresentou no programa "Viola, minha Viola", da TV Cultura, na Festa do Peão de Barretos, no Festival do Folclore de Olímpia e no Revelando São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura.
18h30 às 20h30
PALESTRA: PAULISTAS – DE SONS, RITOS E FESTAS
Palestrante: Alberto T. Ikeda
Neste encontro, cujo formato mescla palestra tradicional e vivência de dança e música, o professor Alberto T. Ikeda falará sobre as expressões da cultura tradicional popular paulista, centrada em aspectos históricos e sociológicos da formação e dinâmica da cultura caipira, e demostrará os ritmos populares utilizando viola caipira, cavaquinho e instrumentos de percussão.
Alberto T. Ikeda é professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador de Cultura e Música Popular Brasileira desde a década de 1970. Mestre e Doutor pela USP, é autor de livros, artigos e ensaios sobre música e cultura popular brasileira, publicados no Brasil, Alemanha, Itália, Japão e Chile. Realiza consultorias para instituições públicas e privadas, como o MinC, secretarias de cultura, Sesc e Petrobras.
Dia 8, quinta-feira
18h às 18h30
APRESENTAÇÃO: COMPANHIA DE FOLIA DE REIS A CAMINHO DE BELÉM
A apresentação traz um pequeno trecho da Folia de Reis, festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do Natal e trazido ao Brasil ainda no período colonial. Mantendo a tradição de cantar o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos, a Cia. de Folia de Reis A Caminho de Belém, formada em 2009 na cidade de Lourdes, conquistou vários prêmios na região. A companhia tem 15 integrantes e é dirigida por José de Paula, entusiasta e incentivador de festividades populares.
18h30 às 20h30
PALESTRA: CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS, SEUS MESTRES E FORMAS DE EXPRESSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Palestrante: Marcelo Manzatti
Marcelo Manzatti - palestrante |
Marcelo Manzatti, mestre em Antropologia, é membro da coordenação do CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais. Preside também o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, é moderador da Rede das Culturas Populares e Tradicionais e coordena a Comissão Brasiliense de Folclore.
Dia 9, sexta-feira
20h
SHOW: HOMENAGEM A TIÃO CARREIRO À MODA DE VIOLA
Parreira e Rei do Vale e Rodrigues Viola e Henrique
Parreira e Rei do Vale |
A dupla Parreira e Rei do Vale é referência no mundo da música caipira, elevando a viola de Araçatuba a uma escala nacional. A dupla foi uma das vencedoras da final da 30ª Violeira Rose Abrão, realizada no ano passado em Barretos.
Rodrigues Viola e Henrique |
Oficina Cultura Sílvio Russo
Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 169 - Centro
Cep: 16010-330 - Araçatuba/SP
Telefone: (18) 3625-5357 / 3441-1488 |silviorusso@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h às 22h Sábado das 9h às 18h
Inscrições: Terça a sexta-feira das 13h às 22h
Nenhum comentário:
Postar um comentário