AGENDA CULTURAL

24.9.14

Aprenda a filmar e editar filmes em Araçatuba


Uma oportunidade diferenciada para quem aprecia a sétima arte e deseja conhecer ou ampliar conhecimentos em edição e montagem de filmes. Oficina de Edição é a promoção gratuita do Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) nesta quinta-feira (25), no Teatro Paulo Alcides Jorge, em horário também diferenciado: 13 às 17 horas. O projeto de cinema é realizado em parceria com a Prefeitura de Araçatuba sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O objetivo da oficina coordenada pelo diretor e montador André Francioli é fazer com que os participantes conheçam algumas das principais técnicas de edição e montagem de filmes, possibilitando distinguir as diferenças entre o clássico e o moderno. E também identificar funções específicas de corte e outras operações básicas na construção da narrativa e da estética cinematográfica.

O currículo de Francioli como montador contempla curtas, médias e longas-metragens nos mais diversos gêneros, formatos e bitolas, abrangendo filmes experimentais, videoarte, ficções, animações, séries para televisão e documentários autorais. Ele é professor de montagem na Academia Internacional de Cinema e atua há mais de dez anos – e de modo pioneiro – em workshops sobre vídeo digital, com experiências dentro e fora do Brasil.

Na carreira de diretor constam os curtas “3 Despertares”, “Quarto de Hospital”, “O Mundo Segundo Silvio Luiz”, “Veja & Ouça – Maria Baderna no Brasil”, “Aranhas Tropicais” e “Hai Kai Diamante”. André Francioli também é curador e galerista, dedicando-se a pesquisas e trabalhos nas artes visuais e fotografia.

PONTOS MIS
O Programa Pontos MIS é realizado em Araçatuba há mais de um ano. O projeto é focado na exibição de curtas e longas-metragens, nacionais e estrangeiros, tendo como objetivo principal assegurar espaço alternativo para promover o acesso ao cinema e à formação de público. O Teatro Paulo Alcides Jorge é o Ponto MIS de Araçatuba.

Além das exibições mensais, também são realizadas oficinas sobre o universo do cinema, com características mais teóricas, práticas ou misturando os aprendizados. Os profissionais responsáveis (oficineiros) são reconhecidos neste mercado, com experiências e conhecimentos em roteiro, direção, produção, fotografia, edição, história e crítica de cinema, dentre outros enfoques.

SERVIÇO
Oficina de Edição (gratuita)
Dia 25 (quinta-feira), das 13 às 17 horas, no Teatro Paulo Alcides Jorge
Rua Armando Sales de Oliveira, s/n (Biblioteca Municipal Rubens do Amaral)

Nenhum comentário: