AGENDA CULTURAL

26.2.15

Prédio que já abrigou restaurantes, mercearias e escola foi totalmente revitalizado.

Caixa Econômica Federal terá nova agência em Araçatuba.

A nova agência da Caixa Econômica Federal, localizada no cruzamento entre as ruas Osvaldo Cruz e General Glicério, no centro, será inaugurada na próxima sexta-feira (27). A Caixa confirmou que a informação à reportagem de O Liberal nesta sexta-feira. Ainda de acordo com o banco, a unidade já deve começar a funcionar a partir do dia 2 de março, segunda-feira.
O prédio, que é remanescente da época em que Araçatuba era movida pela estrada de ferro e a negociação do preço da arroba do boi gordo, foi totalmente revitalizado para receber os funcionários do banco estatal, porém, teve sua engenharia antiga preservada.
De acordo com Luís Fernando de Arruda Ramos, proprietário da Lomy Engenharia, empresa responsável pelo prédio, apenas detalhes sobre a ligação da energia do prédio precisa ser concluída.
“Ainda estamos esperando a ligação de energia do prédio, feita pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), mas a inauguração deve acontecer na próxima semana”, disse.
Um dia antes da inauguração, a imprensa será chamada para conhecer o prédio. O imóvel foi totalmente adaptado e modernizado internamente para abrigar funcionários do banco e clientes. “Desde pequeno eu conheço o prédio. Há muito tempo estava namorando ele e conseguimos comprar. É um prédio muito importante para a história da cidade”, afirmou Ramos.
Estrutura
O empresário explicou que o prédio, que tem dois andares, contará com um auditório na parte de cima, elevador, além de toda estrutura para caixas eletrônicos 24h e mesas executivas dos funcionários do banco. Esta será a quarta agência da Caixa em Araçatuba. O valor do investimento não foi revelado.
O prédio já abrigou mercearias, restaurantes e o antigo grupo José Cândido, escola que foi construída na década de 1930. Na década de 1960, o prédio também era um dos pontos de encontro da juventude na época.
Polêmica
No começo do ano passado, o prédio foi alvo de polêmica, quando o contador Luiz Antônio Lula de Souza, 64 anos, entrou com um pedido de tombamento na Justiça, pedindo a preservação de um prédio histórico para o município, localizado no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz e General Glicério, em frente à Câmara Municipal de Araçatuba. Luiz protocolou requerimento notificando o secretário de Cultura do Município, Hélio Consolaro, e também o Cartório de Imóveis de Araçatuba.
A lei municipal nº 7419/2011, permite que todo cidadão tem o direito de pedir o tombamento de alguma área que tenha importância histórica e cultural para Araçatuba.
Toda a estrutura, com portas e janelas grandes, de vidro, desenhos e sacadas foi mantida pela empresa.
Por Kaio Esteves - www.lr1.com.br

Inauguração: 27/2/2015
Bênção do padre José Carlos Guabiraba de Oliveira, prefeito Cido Sério, gerente Flávio, supervisora Célia Marisa Molinari Matos, dep. est. Dilador Borges, presidente da Câmara Cido Saraiva e o proprietário do prédio: engenheiro Luís Fernando Arruda Ramos 
OBSERVAÇÃO DESTE BLOGUEIRO: a importância histórica do prédio não foi esquecida durante a inauguração, mas o trabalho do Conselho Municipal de Políticas Culturais não foi lembrado por nenhum orador. Houve um mês de trabalho, principalmente da Câmara Setorial de Memória e Patrimônio para que a restauração fosse feita de acordo com a política preservacionista. Lembre-se, havia uma impugnação feita por Lula de Souza Lima que pedia o tombamento do prédio.  

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Ali funcionou a Kibelândia...só delícia