AGENDA CULTURAL

1.11.16

Dirigir, falar pelo celular e não ser multado

Utilizar o celular ao volante, por exemplo, que hoje rende multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passará a custar R$ 293,47 e perda de sete pontos na CNH, subindo de multa média para gravíssima. Além de mudar a classificação, o aumento é de mais de 300%. Lembrando que a lei não vale apenas para quem está usando o aparelho para falar, mas sim digitar ou manuseá-lo enquanto dirige.

Sou um sujeito meio franciscano, tudo que tenho divido com os outros, principalmente conhecimentos. Por causa disso, nem sempre me dou bem, porque, embora fazer o bem seja uma ação enaltecida nos discursos, nem sempre é premiada na prática.

Então, vou tentar mais uma vez. Às vezes, vejo motoristas de carros novos, bem equipados, falando ao celular com o aparelho na orelha. Agora, a multa para isso custa muito, além de ser perigosa. Não sei se é esnobação do motorista ou ele seja uma pessoa não totalmente alfabetizada eletronicamente.

Hoje, tais carros já vêm com rádio munido de Bluetooth, basta o motorista sincronizar o celular com o rádio, assim o aparelho telefônico toca pelo rádio e o motorista conversa com seu interlocutor com as duas mãos no volante no sistema viva voz. Assim, ele vai dirigindo e conversando. Esse sistema não é punido com multas.

Caso o rádio do seu carro não tenha o Bluetooth, não é tão caro instalá-lo, bem mais barato que as multas. Dificilmente, os celulares atualmente não tenham tal aplicativo em sua máquina. Você vai encontrá-lo em "ajustes".

Fica aí a dica.   

Nenhum comentário: