AGENDA CULTURAL

31.3.17

Exemplo de modernidade líquida: filho mata pai por desconfiar que ele se envolvia com ex-namorado


Hélio Consolaro*

Você caro leitor, já ouviu falar em pós-modernismo ou modernidade líquida? Não! São conceitos semelhantes, mas não iguais. Antes de ler a notícia, se já não a leu, vamos ter um dedo de prosa.

Quem detectou essa realidade atual de nossos relacionamentos, chamando-a de "modernidade líquida" foi o sociólogo Zygmunt Bauman, polonês de nascimento, mas que desenvolveu suas pesquisas na Universidade de Leeds, Reino Unido. Ele faleceu com 91 anos em 09/01/2017 e deixou muitos livros publicados a respeito do assunto.

Nós estamos vivendo uma nova realidade, e há gente que não percebeu isso. Ela é boa ou má? A resposta vai depender da sua concepção de mundo, de sua filosofia de vida ou de sua religião.

Computador, celular, táblete, móbile, IOS, Andróide não são apenas aparelhos, eles trazem consigo um novo modo de vida, a fluidez, a ligeireza, a superficialidade. 

"É o conjunto de relações e instituições, além de sua lógica de operações, que se impõe e que dão base para a contemporaneidade. É uma época de liquidez, de fluidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança. É nesta época que toda a fixidez e todos os referenciais morais da época anterior, denominada pelo autor como modernidade sólida, são retiradas de palco para dar espaço à lógica do agora, do consumo, do gozo e da artificialidade." 

Vamos analisar os dados da notícia que vem da cidade de Lins-SP, nossa região. O prefeito é homossexual assumido, apresenta-se publicamente com o seu companheiro, e sua eleição não foi um acidente, pois foi reeleito. A cidadania de Lins assumiu que a sexualidade do prefeito não estava em jogo na hora de votar, mas, sim, a competência.  

O rapaz matou o próprio pai que é pastor, ou seja, a maioria das igrejas evangélicas não tolera a homossexualidade. Há até aquelas que apresentam a cura para o homossexual. 

Continuemos a análise da notícia de Lins. O filho matou o próprio pai porque suspeitava de que o progenitor tinha um relacionamento homossexual com seu namorado, ou seja, traía o filho. Então paira uma dúvida sobre a opção sexual do pai pastor.

Um exemplo de que nem a modernidade líquida entra por baixo das portas dos templos, como acontece também com a pedofilia na Igreja Católica.  


Um quadro que serviria para homilias inflamadas de pastores no templo, se o pai do rapaz não fosse pastor.

Este blogueiro, com 68 anos, nascido numa época em que se falava "bença mãe, bença pai" antes de dormir, que aderiu à informática em 1993, testemunhou a caminhada da transformação. E ela não acontece apenas no campo sexual, mas isso é assunto para outra crônica.

Chegará o momento que a vara que estava no lado direito, voltou-se inteiramente para o lado esquerdo, voltará ao centro. Estamos numa revolução silenciosa.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Foto Folha da Região
A modernidade é líquida, mas a antiguidade é sólida (eis a faca usada no crime)  
Filho mata pai por desconfiar que ele se envolvia com ex-namorado

Folha da Região, 30/-3/2017 - Araçatuba-SP

Vítima era pastor; rapaz tentou fugir, mas se entregou à polícia
Um estudante de 24 anos, morador em Lins, a 90 quilômetros de Araçatuba, foi preso na tarde de terça-feira (29) acusado de matar o próprio pai, o motorista e pastor Robson dos Santos Ribeiro, 44. O rapaz tentou fugir, mas se entregou a polícia e disse que suspeitava que o pai estava se relacionando com um ex-namorado dele.

A polícia foi informada do crime por outro filho da vítima, que não teve a identidade divulgada e encontrou com uma viatura na rua Pedro de Toledo, próximo à Santa Casa da cidade. Ele se apresentou e contou que o irmão tinha acabado de matar o pai, que chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
 
Ainda segundo a testemunha, o acusado teria fugido e provavelmente iria para Guaiçara, cidade vizinha. Os policiais solicitaram que informasse o número do celular do irmão e telefonaram para ele. Ao antender, o acusado informou que iria se entregar. Minutos mais tarde, a Polícia Militar foi comunicada que o jovem tinha se apresentado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Lins.
CRIME 
De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 13h, na calçada em frente à casa onde a vítima residia com os filhos, no bairro Cohab Chris. Logo após o acusado se entregar, os policiais civis seguiram com ele até o imóvel e encontraram a faca usada no homicídio, que foi apreendida. Ela estava escondida no forro da residência.
 
Na delegacia, o estudante disse que discutiu com o pai dele dentro de casa, pois suspeitava que a vítima mantinha um relacionamento amoroso com um antigo namorado dele. Apesar de a discussão ocorrer dentro do imóvel, o acusado disse que deu uma facada no peito do pai na frente da casa.
 
FERIMENTO

O filho foi encontrado com um ferimento em uma das panturrilhas e alegou que se feriu quando tentava fugir, mas a polícia acredita que ele se lesionou ao subir no telhado para esconder a faca. O estudante foi preso em flagrante por homicídio e encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Bauru. 

-->
O corpo de Ribeiro passou por exame necroscópico no IML (Instituto Médico Legal) de Lins antes de ser liberado aos familiares para velório e enterro.

Nenhum comentário: