Com o nome de 7 Glórias, em referência a refrão de uma das músicas, grupo toca também canções de Rita Lee
Homenageando os cinquentenários da Tropicália (completado em 2017) e do álbum de estreia d’Os Mutantes (2018), a banda 7Glórias faz seu primeiro show neste domingo (17), no espaço O Quintal Cultural, em Araçatuba, a partir das 20h. Composto por Talita Rustichelli (voz), Fernando Patrocínio (voz e guitarra), Tiago GP (voz e bateria) e Eduardo Martinez (contrabaixo), o projeto nasceu da paixão dos quatro integrantes pela ousada banda brasileira.
Agora, depois de vários ensaios (alguns abertos), a 7 Glórias realiza sua primeira apresentação oficial, com um repertório que traz composições da fase inicial até uma amostra da fase psicodélica do grupo.
O set list conta com músicas como “Top Top”, “Não vá se perder por aí”, “Balada do louco”, “Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o meu rock’n’roll”, “Ando meio desligado” e “Baby”, além de um bloco de homenagem à Rita Lee, com canções que a cantora gravou em projetos solo ou com outros músicos.
O nome da banda se refere ao refrão de uma das músicas do repertório, “Desculpe, baby”. O objetivo do projeto, que é inédito na região, segundo os músicos é manter o repertório sempre baseado na obra d’Os Mutantes, com algumas músicas de Rita.
“Não somos uma ‘banda cover’, porque cover está relacionado a algo que é muito fiel, desde o figurino, até a formação, os arranjo, e nossa formação e arranjos, por exemplo, são diferentes dos originais. A gente pode chamar de tributo”, explicam.
“É importante que o público araçatubense tenha contato com bandas como Os Mutantes, que foram essenciais na história da música brasileira mas sobre a qual hoje pouco se fala na grande mídia. O repertório foge do senso comum. O show é uma alternativa cultural a quem procura não só entretenimento e diversão, mas também uma amostra de sons que ajudaram a construir os pilares da MPB e do nosso rock”, complementam.
OS MUTANTES NA HISTÓRIA
Os Mutantes, cuja formação inicial e mais conhecida foi a composta pela cantora Rita Lee, o guitarrista Sérgio Dias e o baixista e pianista Arnaldo Baptista (contando ainda, em determinadas fases, com o acompanhamento do baixista Liminha e do baterista Dinho Leme), iniciaram a carreira em 1966, época em que começavam a fervilhar as ideias que deram origem ao Movimento Tropicalista (que teve seu auge entre 1967 e 1968). Com sua interpretação irreverente e composições debochadas, psicodelia, guitarras vibrantes e figurinos inusitados, deram um novo sabor ao rock brasileiro.
No Festival da MPB da Record de 1967, Gilberto Gil colocou o dedo na ferida de quem tinha verdadeira aversão às interferências sonoras internacionais (sobretudo à guitarra elétrica). Para apresentar sua música “Domingo no Parque”, convidou os três jovens roqueiros Rita, Arnaldo e Sérgio. A composição agradou os jurados, levando o segundo lugar.
Naquela época, Os Mutantes se preparavam, então, para adentrar de vez o mercado fonográfico brasileiro e começavam a dar sua contribuição à história do rock e da MPB. O primeiro disco, que leva o nome da banda, foi lançado em 1968.
Serviço
Estreia da banda 7 Glórias
(Tributo a Os Mutantes)
Dia: domingo (17 de dezembro)
Horário: 20h
Local: O Quintal Cultural (Rua Cussy de Almeida Jr., 2088, Araçatuba)
Entrada gratuita (couvert artístico: R$ 5,00)
Informações: (18) 3621-8079
Nenhum comentário:
Postar um comentário