AGENDA CULTURAL

24.4.18

Sesc Birigui traz espetáculo que une flamenco, dança contemporânea e a música e a dança brasileiras


Propondo um diálogo entre o flamenco, a dança contemporânea e a música e a dança brasileiras, a Cia. Soniquete Arte Flamenca e a Gemini Cia. de Artífices estrearam há 5 anos o espetáculo Nosso Flamenco. O show será apresentado com entrada gratuita no Teatro do Sesc Birigui e naPraça Central de Murutinga do Sul, respectivamente na sexta, dia 27, e no sábado, dia 28, às 20h. Em Birigui, os ingressos começam a ser distribuídos às 19h.

O projeto mistura fortes influências dos principais nomes do flamenco com elementos da música popular brasileira, por meio de nomes como Cartola, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Tom Jobim, Sivuca, João Bosco e Chico César. 

A equipe de artistas conta com bailaores flamencos, uma dançarina contemporânea e músicos. Com direção geral de Guga Costa, Hellen Audrey e Mariana Abreu, o projeto já passou por diversas cidades brasileiras, com destaque para a abertura do 25º Festival de Dança do Triângulo Mineiro (Uberlândia, 2016), o Festival de Dança de Londrina 2015, o Festival da Integração 2017 e o Circuito SESC de Artes 2017.

Além do espetáculo, haverá nas duas cidades, nos mesmos dias das apresentações, das 16h às 17h, a aula aberta Vivência de Introdução a Dança Flamenca, com Mariana Abreu, da Soniquete Estúdio de Artes, acompanhada por um dos músicos. A atividade oferecerá ao público a possibilidade de experimentar a dança flamenca, de origem espanhola, por meio de alguns de seus compás (ritmos). No dia 27, a aula acontece na Área de Convivência do Sesc Birigui e, no dia 28, no Centro de Convivência de Murutinga do Sul. A participação é gratuita.

Grupos 

Gemini Cia. de Artífices Formado em 2013 pelo cantor, compositor e produtor Guga Costa, em parceria com a bailarina e educadora do movimento Hellen Audrey, e sediado em Campinas, trata-se de um núcleo de criação e produção artística e executiva que tem como foco a interdisciplinaridade no campo das Artes. Dentre os projetos realizados pela Gemini Cia. de Artífices (antigo Núcleo Artístico Confraria dos Ventos), estão a produção do espetáculo “Delírico - O Mundoceano”, do cantor Guga Costa (contemplado pelo ProAc ICMS, em 2011/2012); a curadoria e produção da série “Ernst Mahle - 85 Anos de Muita Música”, realizada no SESC Vila Mariana, em São Paulo/SP; e o espetáculo “Nosso Flamenco”, em parceria com a Cia. Soniquete Arte Flamenca e a diretora e bailaora Mariana Abreu. 

Cia. Soniquete Arte Flamenca - O Soniquete executa desde 2006 um trabalho consistente, contando com a direção artística e coreográfica de Mariana Abreu. O grupo explora desde formas mais tradicionais até formas contemporâneas do flamenco, com expressões novas e inspiradas na dança brasileira, formando um espetáculo único, criativo, alto nível técnico e de grande carga emotiva. Dentre os últimos trabalhos realizados, estão duas montagens (“Personas” e “Nosso Flamenco”). 

Nenhum comentário: