AGENDA CULTURAL

6.6.18

Com referências de diversas culturas, grupo musical Čao Laru se apresenta no Sesc Birigui nesta sexta

Músicas apresentadas trazem experiências adquiridas quando o grupo percorreu 30 mil Km em uma Kombi, entre o Brasil e a Argentina
Coloque dentro de uma Kombi um violino, um cavaquinho, um violoncelo, um pandeiro, um saxofone, uma zabumba, um contrabaixo, maracas e um acordeom. Executando estes instrumentos em ritmos diversos provenientes de diferentes culturas, músicos da França, do México e do Brasil. Essa é a base da “fórmula” do Čao Laru, grupo musical que, após percorrer 30 mil Km em uma Kombi, entre o Brasil e a Argentina, volta a São Paulo para lançar seu concerto Músicas de um Mundo-Quintal

E o Sesc Birigui recebe o show nesta sexta, dia 8, às 20h, na Área de Convivência da unidade, com entrada gratuita. O concerto traz as canções do álbum mais recente, “Kombiphonie”, e propõe o encontro de canções francesas, polifonias leste-europeias e ritmos brasileiros, com cantos occitanos e sons dos Balkãs, entre composições e rearranjos de músicas tradicionais colhidas pelas estradas por onde o grupo passa. 

Entre as músicas que serão interpretadas, estão: "Del sur p’al norte", de Noubar Sarkissian, em homenagem aos andarilhos e trovadores que se alimentam de estrada e são levados por suas músicas; "Ô Baião", na qual a acordeonista e compositora francesa Laura Aubry mescla baião e candombe uruguaio, tudo cantado em francês; e temas ancestrais, como o albanês "Lule lule" e o grego "Min Idhate", em arranjos que misturam manouche e tango. 

Workshop - Também na sexta, das 16h às 17h30, o grupo coordena a Vivência Musical: Músicas do Mundo, destinada a diversos públicos e que propõe uma imersão em um repertório de músicas e danças tradicionais que o Čao Laru coletou durante suas turnês. 

Na atividade, o público é convidado a brincar, dançar e a cantar em polifonia e em diversos idiomas (francês, iraniano, espanhol etc), sem nunca esquecer dos aspectos culturais e das tradições que carregam cada música trabalhada. Não é necessário ser músico, mas é essencial a vontade de compartilhar.

Nenhum comentário: