AGENDA CULTURAL

18.11.18

As diferenças entre nós


Um abraço, um beijo, um olhar compreensivo, um tempo para ouvir e entender o outro é caridade, e pode ser exercida todos os dias. (Ana Cerqueira)

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Às vezes, as pessoas discutem acaloradamente a questão dos direitos humanos, alguns a favor outros contra sob o prisma da ideologia. Tais direitos se resumem numa só palavra: respeito. Não precisa teorizar tanto e criar antagonismos, pois, afinal, somos todos humanos.

A humanidade é uma manada perdida num planeta também perdido num espaço infinito. Diante de tal grandeza, somos vermes, mas um quer ser mais do que o outro, e não nos unimos nessa caminhada errante. 

Alguém pode responder: "Eu não estou perdido, tenho Jesus!" Isso é uma questão de fé. Com fervor ou sem ele, cada um de nós é uma formiga moradora de um trem do metrô, que nem sabe onde ela está. 

O maior ato de caridade de um cristão (que fala tanto em santidade) é aceitar o outro como ele é. Podemos mudá-lo, mas no acolhimento, quando for preciso, um arrocho. 

Cada pessoa é única, somos diferentes um do outro. O que uma pessoa faz com facilidade, a outra não consegue, tem dificuldade. É  impossível um professor ensinar igual para os 25 alunos de uma classe. O ensino deve ser em grupo, mas a assistência, individualizada. 

Parece que escrevo sobre o óbvio, mas a evidência nem sempre acontece em nossa vida. Há muita gente querendo mudar o outro à base da força, do sofrimento. A chave da mudança está dentro de cada um.

A família (incluo na família  a religião) e depois a escola são as primeiras responsáveis pela formação de pessoas saudáveis, caridosas. O grupo familiar pode dar bons ou maus exemplos, demonstrando boas atitudes, formando gente ou monstro.

Quem está precisando de ler este texto sou eu mesmo. Não quero dar conselhos a ninguém, apenas faço um solilóquio que divido com você, caro leitor.

Um comentário: