AGENDA CULTURAL

9.10.19

Programação do Festival Literário de Birigui - FLIBI - DE 16 a 20 de outubro de 2019

O FLIBI promove ações para pessoas de todas as idades e com os mais diversos interesses e ocupa diferentes locais públicos de Birigui. Tem como objetivo promover o livro, leitura, literatura, biblioteca e o acesso à informação.
O FLIBI - Festival Literário de Birigui foi concebido em 2014, e desde então é realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de Birigui com o apoio de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Visando criar, despertar e fomentar o interesse Líterocultural da população de Birigui e região, o Festival acontece há três anos no mês de outubro, celebrando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Com a proposta de abarcar todo tipo de público, o FLIBI tem ações sistemáticas direcionadas às crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes, gêneros e etnias.

Valorizando os escritores locais, produções independentes e institucionais, a programação contempla as mais diversas expressões culturais, unificando-as através da ampla atmosfera literária, trazendo novas referências, mostrando que todos têm espaço para desenvolver as suas capacidades intelectuais e afetivas através da arte.

O cronograma de atividades acontece do período da manhã até o noturno e oferece aos participantes: mesas-literárias, oficinas, workshops, palestras, discussões, debates, saraus, contação de histórias, criações literárias, Feira de Livros, apresentações artísticas e poéticas como teatro, música, dança, etc., de forma gratuita para a população; com a ocupação de vários espaços públicos da cidade.

Por ter como pano de fundo o foco educativo, o FLIBI vem com uma missão integradora, empreendendo artes e letras; portanto, propõe atividades estruturantes que acontecem durante o ano todo.

Já passaram pelo Festival escritores como Cadão Volpato, Joca Reiners Terron, Manuel Filho, Paulo Netho, Reynaldo Damázio e Arnon Gomes. Compuseram as programações grandes espetáculos como “O Mundo Encantado Buarque de Hollanda” por Anna Markun, monólogo “Gandhi” por João Signoreli, show Gafieira João de Barro com o grupo João de Barro, “Alzira E e poeta ArrudA”, “Escalandrum” Show Argentino, dentre outros.

Desde a primeira edição, o FLIBI contou com o apoio de importantes instituições: Secretaria de Estado da Cultura, SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas, SP Leituras, Sesi, Sesc, Sescoop-SP, Sicredi, Associação Palas Athena, Jornal Folha da Região de Araçatuba, Instituto CPFL, MIS (Museu da Imagem e do Som), APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Poiesis, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Abaçaí, Apan (Associação de Psicólogos da Alta Noroeste), Instituto Federal de São Paulo, SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui.






Nenhum comentário: