AGENDA CULTURAL

10.12.19

Presidente que faz a gente passar vergonha

“Bolsonaro defende prisão de jornalistas que publicam mentiras”. Ou seja, não pode publicar nada que ele fala! - José Simão, cronista da Folha de São Paulo

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP
 Numa democracia, precisamos respeitar as autoridades eleitas, mas elas precisam respeitar também. Ser educado nas respostas, por exemplo.

Na atual conjuntura, realmente estou confuso, não sei a que atribuir a tamanha incompetência da pessoa do atual presidente. Não se devia esperar muito do presidente fake news, mas ninguém imaginava tanto despreparo.

Chama os outros de mentirosos, sendo ele o maior mentiroso do país. Pinóquio já está com complexo de inferioridade. A falácia é o alicerce do atual governo.

Ele diz e desdiz com tanta facilidade que já não sei se é uma virtude ou um defeito dele. A virtude é que ele volta atrás em suas decisões impensadas (será?) e o povo fica mais aliviado. Mas isso não foi uma ou duas vezes, mas em repetidas oportunidades.

O povo fica mais aliviado quando ele diz:

- Não vai ser mais assim!

- Fique tranquilo, amanhã ele volta atrás - diz o cidadão.

Um governo desencontrado. O presidente vai deixando seus apoiadores pelo caminho. Parece que não manda, vive tomando puxões de orelha nos bastidores.

Não sei se ele pratica a tática de jogar areia nos olhos dos outros e acha que ao tirar a sujeira que ele mesmo jogou, o outro vai se sentir agradecido. É a mesma história de colocar o bode na sala.

Tirou o direito dos artistas e agentes culturais de se constituírem como MEI (microempreendedor individual). Na primeira gritaria, voltou atrás. Ainda bem! O prejuízo seria grande.

Cancelou o DPVAT (seguro obrigatório de veículos) sem saber que isso vai deixar um buraco no SUS (Sistema Único de Saúde). Não ia mandar ninguém na posse de Alberto Fernandes (presidente argentino), mas levou puxões de orelha e voltou atrás, o vice-presidente Mourão representou o governo brasileiro.

E assim vai decidindo sem falar com ninguém, sem pesquisar, sem pedir relatórios, consultando apenas os três príncipes e o bruxo.

Age parecendo um prefeitinho recém-eleito (primeiro mandato) de uma corrutela. E a gente que não votou no homem, passa vergonha junto.

Vamos respeitando o presidente, tomara que acerte, mas pelo andar do trem, estão apenas esperando que ele faça um erro imperdoável e esse fique claro para toda a nação. Aí não vai ter perdão, vão trocar de presidente.

Nenhum comentário: