AGENDA CULTURAL

14.10.20

Desafio você a ser poeta por um dia - Alberto Consolaro

No Dia do Poeta, 20 de outubro, Mário Quintana, um exemplo de poeta brasileiro!

 

Intelectual vive do trabalho mental, do pensamento que cria, analisa e critica. Professores, cientistas, advogados e jornalistas sobrevivem da arte de pensar, falar e escrever.

 Há pessoas que fazem, executam e atingem metas práticas como engenheiros, médicos, biólogos, dentistas e carregam em si mesmo uma dose incrível de responsabilidade. Suas decisões requerem graus diferentes de intelectualidade para se chegar até elas com segurança. Algumas profissões são muito técnicas, seguem protocolos sem questionar e pensar em mudar ou criar. Já recebem orientações prontas: executem!

Até penso que todos deveriam passar uma hora por dia para viver e explorar sua intelectualidade, o seu pensar, falar e escrever. Desde o mais simples funcionário até o mais alto executivo da empresa, teriam uma hora sem a qual o oxigênio não entraria mais nos pulmões e a pessoa perderia um tempo de vida!

O mundo seria melhor pois a reflexão, a autocritica, o imaginar e o transcender leva o pensamento para uma realidade virtual para analisar, decidir, julgar e fazer melhor a sua missão biológica e transcendental por aqui!

NÃO CONSEGUE?

Muitas pessoas não conseguem ficar sozinhas, tem verdadeiro pavor de passar um dia inteiro sem conversar com ninguém, apenas consigo mesmo. São pessoas que não se suportam, não se aguentam, precisam de outro para se amparar psicologicamente. Elas não tiveram a oportunidade de saber a diferença entre solidão e solitude.

Mário Quintana disse que “a poesia tira o ser humano da realidade e o devolve melhor”. Ora, então todos deveríamos ser poetas! Porque além da reflexão e do imaginar, a poesia te faz sentir e escrever, supor e se colocar no lugar para romancear, te faz ter empatia para sofrer a dor do amor e do prazer que inspira, mas precisa de coragem!

EIS O DESAFIO

Há gente com pavor de poesia! Se pedir para fazer um verso se perde na inibição e no medo de saber que sente o mesmo que todos. Não tenha medo da poesia, ela lhe devolve melhor para a realidade, mais igual, humilde e pleno com a realidade que a cerca!

 Tente no papel, no celular ou no computador, escrever sobre um sentimento, procure fazer uma relação com algo paralelo na sonoridade ou semelhança para permitir comparações e transferências de emoções. Precisa ser corajoso consigo mesmo para sentar, ler e escrever uma poesia!

 A poesia vai fazer você crescer no pessoal, profissional, afetivo e familiar. Fale sobre poesia com os filhos, amigos e parceiros! Todos gostam, mas muitos têm vergonha de dizer! Vamos pela poesia colaborar e melhorar o mundo que nos cerca! Dia 20 de outubro é o dia do poeta, vamos comemorar!

 Olha o que Cora Coralina disse que “poeta não é somente o que escreve, é também aquele que sente a poesia, que se extasia com a rima e a autenticidade de um verso”.

 

Alberto Consolaro – professor titular da USP -FOB Bauru-SP
consolaro@uol.com.br

  


Nenhum comentário: