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Muitos profissionais trabalham muito para receber o título de Doutor! |
A competitividade leva as pessoas à busca de habilidades em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado. Muitas pessoas têm o sonho de ter o título de Doutor, correspondente ao “PhD”. A pós-graduação na forma de mestrado e doutorado representa programas de atividades em pesquisa e treinamento avançado para se ganhar competência científica.
Não há uma escala de valor entre programas
de pós-graduação “sensu lato” como a especialização,
residência e aperfeiçoamento. A pós-graduação “sensu stricto” representa o mestrado e doutorado com
objetivos de formação científica e cultural para pesquisa e docência com uma
escala crescente de valor intelectual entre graduados, mestres e doutores.
O título de “Mestre” tem origem medieval e
é peculiar da universidade britânica e americana. Na idade média, chamavam-se de
Mestres todos os professores de faculdades, com exceção da faculdade de direito
onde se intitulavam Doutores. Na universidade medieval, professor, mestre e
doutor eram absolutamente sinônimos equivalentes.
No final da idade média, os professores das
faculdades assumiram o título de Doutor em substituição ao de Mestre. O título de Mestre ficou restrito às faculdades
das artes. Nas artes, é comum chamar o mais experiente de Mestre, como os
técnicos de futebol, Mestre-Cuca, Mestre de Obras e Mestre Cervejeiro. O termo
mestre em vários idiomas “máster, mister
e maître” tem raízes profissionais. São profissionais exímios que ganharam
respeitabilidade por que sabem fazer, domina a arte e o oficio.
A palavra e o título
Doutor advém de “doctors”, doutores
ou senhores da “doctrina” ou
doutrina. O programa de doutorado baseia-se em atividade de busca,
investigação, questionamento e pesquisa. Um Doutor tem autonomia científica e
pode orientar estudantes na iniciação científica, mestrado e doutorado. Pode
pleitear financiamentos para pesquisas e pleitear postos de comando e
gerenciamento na universidade. O título de Doutor abre o caminho para pleitear
outros títulos como o de Professor Livre-Docente e o de Professor Titular.
Um país com mais doutores,
terá uma produção maior de trabalhos científicos, teremos mais inventos, marcas
registradas e patentes. No conjunto, isto se chama produção científica. Entre
as nações, as mais ricas são as que têm mais registros de marcas e patentes,
enquanto as demais pagam para usar este conhecimento gerado. Quanto mais
pesquisas, maior será o rendimento com os seus produtos. Ministérios da Educação
e da Ciência devem estimular a formação de Doutores.
Um Doutor para receber
este título trabalhou muito, fez vários concursos públicos, desenvolveu muito
produtos e serviços em suas atividades profissionais. Chamar alguém de Doutor é
uma referência e reverência muito grande e significa o reconhecimento de muito
trabalho e no popular significa alguém para se tirar o chapéu. A atividade
legítima de um doutor é o exercício pleno da ciência e ou de uma elevada
intelectualidade caracterizada pela profundeza do conhecimento humano.
Singela, sincera e
humildemente, fiz todo este preâmbulo para pedir a nossa sociedade um pouquinho
de consideração e discernimento: parem de chamar o rapaz de “Doutor” Jairinho!
Alberto Consolaro – professor titular da USP - FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br
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