AGENDA CULTURAL

19.5.21

Vacinados. E agora?


 Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP


Já estou vacinado, a Helena também. Imunizados, já vencemos a carência exigida. 

Nesse período de medo e ignorância, perdemos amigos. Alguns duvidavam da ciência, outros desafiavam o vírus, mas ele chegou para todos 

Não escolhemos a marca da vacina. Àquilo que nos coube disponibilizamos o braço: Coronavac. Sem preconceito.

Vacinado. Sonho de muita gente. E agora? Natália Pasternak, microbiologista, da USP, afirmou que vacinado não é sinônimo de corpo fechado. Ainda precisa tomar certos cuidados.   

Tudo bem, concordo, mas eu e a Helena estávamos como passarinhos presos em gaiola que de repente alguém abriu a portinhola da prisão e foi embora, deixando-nos em liberdade. Não estamos acreditando. 

A Helena é mais fácil de se condicionar. Para dar um pulinho no mercadinho da esquina, imunizada e com máscaras duplas, precisei empurrá-la para fora da gaiola. Há um ano e meio não fazia isso, pois era mais vulnerável, eu cuidava das compras.

Ultimamente fazíamos compras em supermercado on-line. E continuamos. Os funcionários escolhem as mercadorias com muito zelo. Se não tem a marca escolhida, entram em contato pelo zap para ver que marca pode substituir, assim por diante. 

Com o isolamento e o distanciamento sociais, há quase dois anos não tínhamos contatos presenciais, apenas on-line, com os netos Bento e Inácio de Catalão-GO. A saudade era intensa.

Hoje, 19/05/2021, estamos aqui na terra do pequi. No carro, havia mais comida e água do que malas, pois o objetivo era não parar em restaurantes, apenas abastecer o veículo. 

Goiás não está bem na estatística nacional, mas enfrentamos a parada. Chegamos de máscara e aos poucos fomos desmascarados, incomodados porque ficamos sem a "focinheira" em terra estranha. Filho, que é biólogo, nora e netos foram nos deixando à vontade, sem abrir mão dos protocolos. 

Assim, continuamos vivos, dando mais valor à vida, tanto à nossa como a dos outros. Defender a vida é uma luta de cada um, mas precisa do empenho de todos. A vacina é um exemplo disso.         

2 comentários:

Maria zei disse...

Que bom teŕem saído da prisão e estarem em contato com a família.
Desejo uma Boa estadia e que esse virus respeite essa alegria .

Unknown disse...

É isso mesmo professor,é frustrante as pessoas falecerem já com a vacina circulando.Perdi minha sobrinha há um mês e nove dias sem poder visitá-la.Se essa politicagem raciocinasse não estariam em demanda e sim com a consciência tranquila.