AGENDA CULTURAL

16.2.22

Poesia invade as ruas de Araçatuba - Poesia no muro

Mural no jardim Palmeiras
rua Montese esquina com a rua José Rico Belda 

 Release distribuído pelos coordenadores do projeto Poesia no muro 

“Tornar a cidade mais bela, com desenhos e versos nos muros”. Essa é a proposta do projeto Poesia no Muro, que será lançado pela Academia Araçatubense de Letras (AAL) e Grupo Experimental (GE) no próximo sábado (19), às 9h, na rua Joaquim Nabuco, 210, Centro. Será servido um café da manhã aos presentes e será obrigatório o uso de máscara.

O projeto começou a ser discutido em setembro passado e foi colocado em prática com a pintura do primeiro muro em dezembro, na rua Fagundes Varela esquina com a Pedro de Toledo, no Jardim do Prado. A frase escolhida pelo professor e escritor Tito Damazo, proprietário do imóvel, foi de Guimarães Rosa: “Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro sem preparos de avisar”.

A partir de então, mais cinco muros foram pintados: em um estabelecimento comercial da rua Almirante Barroso (Vila Mendonça), avenida Umuarama (Jardim Concórdia), na Tobias Barreto (Jardim Alvorada), na Cabo Francisco de Alencar Rocha esquina com a Castro Alves (São Joaquim) e na José Rico Belda, esquina com a Montese (Jardim Palmeiras). Os seis trabalhos chamaram a atenção e ao menos cinco muros estão na fila de espera.

O auditor fiscal Francisco Carlos Pereira diz que se emocionou ao ver uma citação do escritor mineiro no estabelecimento comercial da rua Almirante Barroso, perto de sua casa. “Esse projeto (Poesia no Muro)é fundamental, pois a cultura anda esquecida e tão maltratada no país”. Francisco Carlos acha que o projeto é um resgate cultural e se compromete a divulgar nos seus círculos de amizade.

INICIATIVA

O projeto foi pensado pela professora Marisa Barbosa (Unisalesiano) ao tomar conhecimento de iniciativas semelhantes noutras cidades. A AAL, presidida por Arnon Gomes dos Santos, abraçou a ideia. Depois de algumas reuniões de acadêmicos e membros do GE, os interessados foram divididos em equipes de trabalho, sendo a principal delas a Artes Visuais, formada pelos artistas plásticos Mauro Soh, Duxtei Vinhas Ítavo e Wanilda Borghi. Mauro tem larga experiência como muralista.

O coordenador geral do projeto, o escritor Hélio Consolaro, explica que a Academia não cobra nada e nem paga para a pintura dos muros. Para sustentar as despesas, será lançada uma campanha de doações pelo Pix da Academia Araçatubense de Letras, cuja chave é o CNPJ da entidade: 59764332/0001-95. Duas lojas (Merighi Tintas e Arena Tintas) já colaboraram com doações. Empresas que tiverem interesse em apoiar ao projeto, com doação de materiais, terão seus nomes divulgados nas atividades da AAL.

3 comentários:

Unknown disse...

“Tornar a cidade mais bela, com desenhos e versos nos muros”.
Eu apoio!🙌

Sandoval Junio disse...

Espetacular essa iniciativa. Parabéns!

Ventura Picasso disse...

A arte é o melhor remédio para a cura da violência - o ser humano pode ser romântico...