AGENDA CULTURAL

11.2.22

Tenha novas ideias - Gervásio Antônio Consolaro


O poder de uma ideia

     O maior presente que podemos receber é uma ideia, porque as ideias controlam absolutamente tudo que existe: a moda, os tênis, as marcas…. E são ainda mais poderosas do que o ser humano, porque elas não morrem. A educação é uma coleção de ideias.

     Uma ideia só pode ser morta por outra ideia ; pode-se matar a pessoa, mas as ideias permanecem. Às vezes, é preciso que se  passem quarenta, cinquenta anos até que uma ideia se transforme, se atualize. O mundo não é movido por dinheiro, é movido por ideias brilhantes.

     Uma ideia pode abrir portas, trazer dinheiro e promover você a um novo patamar. Tudo  de que precisamos são boas ideias.

    As ideias podem nos ajudar a resolver um problema, a multiplicar o que é bom; porém, o contrário também é verdadeiro: uma ideia ruim também pode deixar você doente e fazê-lo perder tudo que tinha conseguido. É por isso que precisamos de boas ideias.

“Um filme de sucesso é aquele que consegue mostrar uma ideia original!” Woody Allen

Concebendo uma ideia

Tudo nasce com boas ideias. As pessoas têm duas mil ideias por dia na cabeça; só precisamos que algumas delas seja muito boas para vivermos bem financeira e emocionalmente. Então, a pergunta que devemos fazer é: “De onde vêm as boas ideias?” Vejamos:

De outras pessoas. Sim, podemos copiar as boas ideias dos outros; mas, o façamos somente o que vale a pena - boas ideias de pessoas certas . Observe e registre para fazer funcionar aquilo que trouxe sucesso e crescimento às outras pessoas.

De uma semente. Existem pessoas que colocarão à sua disposição ideias de ouro, semearão em você essas ideias. Cada vez que você ajuda outra pessoa a se aproximar de seu sonho, é muito provável que ela, em troca, o trate bem, abra uma porta e o presenteie com uma ideia que o aproxime da realização de seu próprio sonho.

De ser uma conexão de ouro para os outros. Ajudar e servir como conexão para o outro fará com que, em agradecimento, você seja recompensado com uma ideia de que precisava para seguir em frente.

Simplesmente vêm. Fiquemos atentos a cada dia, tenhamos à mão papel e lápis. Foi descoberto que, quanto mais rirmos, mais boas ideias teremos. A melhor maneira de ajudar alguém a resolver um problema é contar uma boa piada. Quando a pessoa ri, ela relaxa, o que ativa o hemisfério direito do cérebro, área responsável pela criatividade.

 Quando Adams inventou o chiclete, todo mundo foi contra.

 George Lucas, roteirista de Guerras nas Estrelas, foi rejeitado por  muitos produtores; no entanto, seguiu adiante e escreveu um dos maiores clássicos do cinema.

Charles Darrow estava desempregado,  inventou o jogo Banco Imobiliário, ninguém acreditou, à época vendeu quinhentos milhões de unidades.

      Por fim, uma ideia por mais insana que pareça, pode fazer você chegar à meta. Uma ideia que parece boba pode levá-lo ao topo. Lembre-se que os recursos para ter boas e brilhantes ideias estão somente dentro de você.

     Tente sempre fazer coisas novas. Cozinhar, leituras, cinema, teatro, esportes etc  tudo isso ativará a sua criatividade.

    Tudo evolui, tudo avança e tudo surge a partir de uma ideia. Renove-se a cada dia, faça algo diferente. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: