AGENDA CULTURAL

20.4.22

Quem é quem no ensinar: você sabe?

 

O tutor é um mediador e facilitador de informações mal compreendidas na rotina de estudo: um verdadeiro auxiliar de ensino!

São tantos nomes que as pessoas ficam confusas sobre as diferenças: tutor, monitor, preceptor, mestre, mentor, doutor, livre docente, titular e catedrático.

PROFESSOR, MESTRE E DOUTOR

Professor é quem faz um curso de pedagogia, licenciatura ou conclui um programa de mestrado e, de preferência, seguido de doutorado. Nos mestrados, um profissional aprende ser mestre, especialmente nas disciplinas de prática docente e metodologias. Ser professor requer uma trajetória acadêmica que não se consegue da noite para o dia!

Para honrar o título de mestre, se deve ser um bom professor. O programa de mestrado deve formar pessoas experts em interpretação da ciência, aptas a publicar dados científicos e a elaborar conteúdos para a graduação e especialização de sua área.

O doutor deve ser bom pesquisador! No doutorado, se aprofunda na “doutrina” científica e na metodologia de pesquisa para produzir e interpretar o novo. Esta formação leva tempo para amadurecer e custa caro para as pessoas e sociedade, mas educação não é gasto público e sim investimento em pessoas que representam o sangue da nação!

Um professor ainda pode revelar mais plenitude e erudição, prestando um concurso para conquistar um título superior ao de doutor: o de Professor Livre Docente. Isto habilita-o a disputar o concorrido cargo de Professor Titular, ponto máximo de um professor na universidade, antigamente chamado Professor Catedrático.

FUNÇÕES NÃO TITULADAS

Tutor: Não é um professor de carreira e sim um profissional que auxilia o professor na assistência ao aluno, na motivação para os estudos e no acompanhamento do ensino e aprendizagem. São profissionais sem mestrado e doutorado, que apreciam o meio universitário e gostam de participar do ensino. O tutor não é responsável pela formulação do conteúdo do curso, mas cuida do material utilizado e das condições para a aprendizagem, contribuindo para a qualidade de estudos e superação de dificuldades. Tutor é mediador e facilitador nas informações mal compreendidas na rotina de estudo. É um auxiliar do ensino.

Preceptor: É aquele que dá instruções e preceitos, sendo um profissional especialista com função de supervisionar diretamente as atividades práticas dos estudantes e residentes. Espera-se que seja ético, crítico e humanista quanto ao seu papel social. É muito usado este termo para os profissionais que acompanham os alunos da área da saúde em atendimento a pacientes, especialmente na residência médica.

Mentor: A mentoria tem a ver com reflexões sobre a vida e a carreira profissional quando já se está em fase mais avançada e madura. O mentor é um profissional mais experiente com reflexões a induzir e despertar no mentoreado. A ideia é superar desafios na carreira e vida pessoal, partilhando experiências. Em linguagem comum, mentor é um “guru” pessoal.

Monitor: é um aluno de turmas anteriores que desenvolve atividades didáticas sob a orientação do professor. É o primeiro momento ou experiência de um futuro professor, o que contribui muito com sua formação e checagem de aptidões. A escolha de um monitor pode ser por concurso interno, eleito pela turma ou indicado pelo professor, podendo receber bolsa de estudos.

Estagiário: é um profissional em começo de carreira. Estágio pode até ser feito por estudantes nas empresas ou repartições públicas, visando ao aprimoramento profissional. O estagiário não possui contrato, nem registro em carteira de trabalho e o vínculo se faz com um Termo de Compromisso firmado com a instituição de ensino na qual o estagiário está matriculado por um tempo limitado.

REFLEXÃO FINAL

Educação é o conduzir pessoas para fora de si mesmas e o aprender sobre as diferenças. Ela precisa de professores e outros profissionais que os auxiliam nesta preparação de pessoas para o mundo e para vivermos uma sociedade digna e justa. Cada qual tem seu valor neste processo! Vale a pena saber sobre cada um e valorizá-los!      

Alberto Consolaro - professor titular pela USP - consolaro@uol.com.br

Nenhum comentário: