AGENDA CULTURAL

23.8.22

Circuito Sesc de Artes chega às cidades de Andradina, Ilha Solteira e Pereira Barreto neste final de semana


 Programação com música, teatro, circo, dança, literatura, artes visuais e tecnologias convida o público a vivenciar as diversas linguagens artísticas em um só local

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas. 

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.  

Região 

O Circuito Sesc de Artes vem acontecendo nas praças da região desde o dia 12 de agosto, e já passou por Lins, Penápolis e Araçatuba. Neste final de semana, o projeto itinerante chega em Andradina, Ilha Solteira e Pereira Barreto, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, respectivamente. As ações começam às 16h e vão até às 21h.  

Em caso de contratempos com relação ao clima, consulte o Portal do Circuito Sesc de Artes para mais informações. (www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes)

Projeto 

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas. 

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura. 

"À medida que observa a coexistência de estéticas tradicionais e experimentais como marca de uma cultura multifacetada, a edição desse ano também compreende que a diversidade de expressões originárias de diferentes corpos e ancestralidades é objeto incontornável na direção de convívios compartilhados, que sejam plurais e dignos.", comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

Programação   

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS 

CARIMBOS BOTÂNICOS E TIPOGRÁFICOS – FERNANDO MARIANO, GABRIEL BALBINO, RAMON SANTOS E MATEUS CARNEIRO (SP) 

A oficina tem o objetivo de aproximar o público do fazer artístico e de promover uma vivência de ateliê. Os participantes montam imagens poéticas em cartazes e livretos com carimbos de palavras e botânicos e podem levar a arte produzida para casa no final da atividade. 

CIRCO 

UTOPIA - CIA. CIRCÊNICOS (DF) 

A comédia visual da companhia brasiliense é apresentada por dois personagens, o trapaceiro e o atrapalhado, ambos buscando o caminho de ganhar o jogo da vida. Jogando com a plateia, mágicas acontecem em situações do dia a dia, envolvendo comida, dinheiro e amor. No ato final, eles surpreendem a todos com um perigoso e impossível truque de mágica. 
 

DANÇA 

VERGA - CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA (MG) 

Com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, o espetáculo parte da capoeira, que é uma mistura de luta e dança, para abordar as possibilidades de resistência e liberdade, em que resistir não significa apenas reagir, mas também criar. 
 

LITERATURA 

HISTÓRIAS NA PALMA DA MÃO - GRUPO ÊBA! (SP) 

Por meio da leitura e de brincadeiras propostas, a mediação busca criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes. 
 

MÚSICA 

DESPIROCADAS (SP) 

A banda de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, formada inteiramente por mulheres, se apresenta em formato de cortejo e interpreta faixas de seu primeiro disco, “DespirOquê”, com músicas das integrantes do grupo, de compositores importantes do carnaval luizense e de “cantautoras” de diferentes gerações como Ceumar. TEATRO 

O TORTO ANDAR DO OUTRO - CIA. PÃO DOCE (RN) 

Baseada no cordel “Um Conto Bem Contado”, do poeta potiguar Antônio Francisco, a peça reflete sobre pluralidade humana, respeito e tolerância. Em uma cidade encantada, os habitantes, que andam de lado como caranguejo, têm seus hábitos e costumes alterados depois de descobrirem uma criança que anda para frente.  

Serviço 

Circuito Sesc de Artes 2022 - De 12 a 28 de agosto 

Andradina/SP 

Dia 26 de agosto, sexta, das 16h às 21h 

Centro Cultural Pioneiros – Centro 

Ilha Solteira/SP 

Dia 27 de agosto, sábado, das 16h às 21h 

Praça dos Paiaguás – Centro 

Pereira Barreto/SP 

Dia 28 de agosto, domingo, das 16h às 21h 

Praça da Bandeira – Centro 

Nenhum comentário: