AGENDA CULTURAL

2.8.07

Centenário na Academia


Hélio Consolaro

Quem passa pela Vila Ferroviária, centro de Araçatuba, percebeu que a sede da Academia Araçatubense de Letras está sendo pintada, ganhando aspecto mais condizente com aa sua importância.

Muitas pessoas diziam que a simplicidade do prédio, aquele ar de abandono por fora não condizia com a importância de seus ocupantes, mas a reforma foi feita aos poucos, começando por dentro, trocando todo o telhado (com doação do saudoso acadêmico Maurício do Valle Aguiar), revestindo o forro de madeira (doações de Waldman Biolcati, Arthur Leandro Lopes e Regina Teixeira), troca de piso do alpendre (secretaria municipal de Cultura), para depois chegar à pintura.

Ela está sendo feita pela Unimed local em troco da instalação de um outdoor da cooperativa de médicos, que ficará virado para o terminal rodoviário de ônibus urbanos. Essa negociação se deu ainda na minha gestão na presidência da AAL, e assim prosseguiu o professor Tito Damazo, atual presidente.

No bojo da reforma do prédio, foram postas duas colunas de madeiras para sustentar o alpendre do bangalô, construído pela ferrovia. Elas dariam de volta ao prédio o aspecto antigo.

Em cada coluna de madeira, há quatro faces. Numa delas, há vários desenhos do emblema da AAL. E nas demais faces, a escultora Margareth Martins esculpiu, graciosamente, imagens da cidade ou que lembram Araçatuba, tendo em vista já as comemorações do centenário em 2008.

Tais colunas foram doadas pelo Café Roceiro, cujo proprietário é o amigo José Lourenço Durão. Registro aqui meus agradecimentos pela colaboração dos dois, tanto da artista como do empresário.


Recebi de William Moffitt Harris, médico residente em Campinas, a Antologia Internacional Roda Mundo - 2007, com textos de vários escritores brasileiros, inclusive dele. O livro foi publicado em Itu-SP, e tem a coordenação de Douglas Lara.

Dr. William é coordenador do Movimento Médico Paulista do Cafezinho Literário da Associação Paulista de Medicina, que já promoveu várias reuniões em Araçatuba no clube dos médicos, com o apoio da Academia Araçatubense de Letras. A vinda do MMPCL a Araçatuba se deu graças à iniciativa do acadêmico Geraldo da Costa e Silva, também médico.
Infelizmente, os médicos escritores de Araçatuba e região não têm prestigiado o evento, deixando o Dr. William meio desanimado.

Sabe-se que não são muitos os médicos escritores, mas nem a meia dúzia tem comparecido. Há uma torcida para que o número de presentes aumente no evento Cafezinho Literário de setembro.


Nenhum comentário: