AGENDA CULTURAL

22.1.11

Galeno Amorim é nomeado presidente da Biblioteca Nacional

O jornalista e escritor foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto na gestão do então prefeito Antonio Palocci, entre 2001 e 2004

Foto: J.F.Pimenta / A Cidade
O jornalista Galeno Amorim foi indicado para assumir a presidência da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O nome do jornalista era cogitado desde o início do mês, mas apenas nesta sexta-feira a ministra Ana de Holanda anunciou a sua indicação.
A nomeação oficial deve sair na próxima semana. Ele vai substituir Muniz Sodré de Araújo Cabral, escritor e professor de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Amorim foi secretário da Cultura em Ribeirão Preto entre 2001 e 2004, durante a gestão do ex-prefeito e atual ministro da Casa Civil, Antônio Palocci. Ele foi o criador da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2001, e presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe. É diretor do Observatório do Livro e da Leitura.
Em Brasília, Amorim já foi coordenador-geral do Programa Geral do Livro e Leitura, que foi responsável pela implantação do Plano Nacional do Livro e Leitura. Estes dois projetos, segundo Amorim, por determinação da Ministra da Cultura, passarão a ser responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional.
Prioridades
O novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional disse que deve se reunir na próxima semana com a atual diretoria para analisar os projetos em andamento.
Amorim adianta três prioridades já definidas com a ministra Ana de Holanda. A primeira é o investimentos em obras de revitalização do anexo da Biblioteca Nacional e a segunda prioridade será o fortalecimento do Plano Nacional do Livro e Leitura, com a ampliação e melhoria dos acervos das bibliotecas públicas brasileiras. A terceira prioridade é a ampliação do índice nacional de leitura, segudo o qual, cada habitante lê, em média, 4,7 livros por ano.

Em 2010,  Galeno Amorim esteve em Araçatuba a convite do secretário da Cultura, Hélio Consolaro, ministrando palestras no UniToledo (para alunos) e na Diretoria de Ensino (para professores). Parabéns, Galeno, o missionário do livro.

Nenhum comentário: