AGENDA CULTURAL

18.9.12

Residência para escritor

Frederico Barbosa durante a palestra
 O poeta e diretor da Casa das Rosas, oficialmente “Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura”, Secretaria Estadual de Cultura, esteve durante a 4.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, quinta-feira, 13/09/2912, para conversar com escritores e convidá-los a apoiar a criação do Centro de Apoio ao Escritor, como ferramenta de apoio ao escritor do interior paulista, principalmente na sua formação.

Assim, escritores de renome poderão passar uma semana numa cidade do interior convivendo com os escritores locais, fazendo oficinas, passando experiências, como um grupo poderá ser convidado a passar algum tempo fazendo oficinas na Casa das Rosas, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura, via Poiesis, para produzir uma obra.  

Frederico Barbosa deu uma excelente palestra sobre a poeisa impacto, como também fez demonstrações de poemas concretistas adaptados às novas mídias. No final, houve um debate. Compareceram cerca de 30 escritores da cidade de Araçatuba.

Depois de viajar 550 km, proferir duas palestras, Frederico Barbosa foi convidado pelo secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, a saborear uma porção de cupim casqueirado na Choppompeu, do amigo Celso Gonçalves.

Quem quiser entrar em contato direto com Frederico Barbosa: fredericobarbosa@casadasrosas.org.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Hélio a ausência dos imortais da Academia Araçatubense de Letras durante a 4ªjornada Literária foi notada e me perguntaram se os imortais de Araçatuba morreram?
Respondi que a Academia é fictícia como a de Sião.
Emília Goulart

Hélio Consolaro disse...

RESPOSTA À EMÍLIA GOULART

Emília, aprendi na minha militância de participação comunitária e política que devemos valorizar quem veio, senão perdemos até eles. Se os que vieram são esquecidos, ficamos perguntando apenas pelos que não vieram, parece que os ausentes são mais valorosos.

Quem não veio perdeu. Pronto. Não fizeram falta. Fizemos tudo mesmo com a ausência deles. Muitos são os chamados, poucos os escolhidos.

Em termos de 4.ª Jornada de Literatura, no geral, tivemos a participação dos seguintes acadêmicos:

* Eu, Hélio Consolaro (sou o secretário da Cultura, obrigatoriamente devo acompanhar tudo)

* Marilurdes Campezi - esteve nos eventos, mas não participou das visitas às escolas.

* Maria Luzia Villela - esteve nos eventos, mas não participou das visitas às escolas. Ela foi poupada.

* Cidinha Baracat - visitou escolas, não participou dos eventos. Além da Uniesp, visitou a Fundação Casa.

* Mário César Rodrigues - visitou escolas, recebeu visita na sua escola e participou ativamente dos eventos.

* Marli Garcia - participou dos eventos, trouxe alunos, etc.

* Tito Damazo - participou das visitas às escolas, esteve assiduamente nos eventos.

* Yara Pedro Carvalho - participou das visitas às escolas e dos eventos.

Meus agradecimentos a todos que apoiaram a 4.ª Jornada de Literatura. Mais de 6 mil crianças e jovens foram visitados por escritores, num total de 22 escolas.

Até que a participação dos acadêmicos foi boa, tendo em vista os anos anteriores.

Anônimo disse...

Aos que estiveram presente o meu pedido de desculpas. Com certesa nem imaginam o quanto enriquecem os eventos literários do nosso município.Para os ausentes, concordo que não fizeram falta.
Emília