Declaração é do jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que resgata a imagem de um protesto realizado em 1968 contra a ditadura militar, que mostra os manifestantes sem máscaras; "Brincando de 'revolucionários', os moleques mimados gostam de arrotar 'coragem' apesar de se mascararem sem a menor necessidade", protesta o blogueiro, sobre os manifestantes de hoje 9 DE SETEMBRO DE 2013 ÀS 15:54
247 - "Ser 'rebelde', hoje, é molezinha", diz o jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. "Queria ver 40 anos atrás", acrescenta.
Segundo ele, que resgata a imagem de um protesto de 1968, em que os manifestantes aparecem sem máscara, não há necessidade de usar o artefato atualmente, uma vez que todos podem dizer o que quiser, ao contrário do que acontecia na época da ditadura militar.
"Brincando de "revolucionários", os moleques mimados gostam de arrotar 'coragem' apesar de se mascararem sem a menor necessidade, pois hoje os que estão por trás dos protestos de 7 de setembro vivem em um país democrático em que todos podem dizer o que quiserem publicamente sem medo de serem torturados e até assassinados", escreve Guimarães, em artigo.
"Os militares e o grupo Anonymous engendraram os protestos de 7 de setembro para pedir as cabeças, sobretudo, de José Dirceu e José Genoino, que lutaram para que todos pudessem ir às ruas dizer o que quisessem sob um governo do qual discordam. E sem necessidade de golpistas esconderem de novo os rostos, como fizeram na foto de 1970", prossegue o blogueiro, comentando a foto deste post.
COLUNISTA DIZ QUE MÁSCARA DE CAETANO É "BOBAGEM"
Gilberto Dimenstein, da Folha, diz não ver como democrática a posição do compositor baiano, que posou de máscara ao criticar a proibição do uso do artefato durante manifestações populares; "Não vivemos numa ditadura. Qualquer um pode protestar. E mostrar seu rosto protestando", defende o jornalista, que ataca o artista: "Caetano quis parecer jovem. Mas apenas se mostrou velho"
6 DE SETEMBRO DE 2013
247 - O colunista da Folha Gilberto Dimenstein diz não ver como democrático o protesto de Caetano Veloso contra o uso de máscaras em manifestações. Em artigo publicado nesta tarde no site do jornal, ele argumenta que não está colocando em discussão o fato de o uso da máscara ser ou não legal, mas o ato de ser solidário aos mascarados, que só têm tumultuado as manifestações populares. Afinal, "não vivemos numa ditadura. Qualquer um pode protestar. E mostrar seu rosto protestando", escreve ele.
Numa foto do grupo Mídia Ninja, o cantor aparece com o rosto coberto por um lençol com a seguinte legenda: "É uma violência simbólica proibir o uso de máscaras. Dia 07 de setembro todos deveriam ir as ruas mascarados". Vejaaqui.
Leia abaixo o artigo:
Máscara de Caetano é uma bobagem
Caetano Veloso se imagina transgressor atacando a proibição de usar máscaras durante a passeata. Estaria defendendo a democracia.
Sua posição é, porém, apenas uma bobagem. E não vejo nada de democrática.
Não vou discutir aqui se proibir máscara é legal ou não, deixo o debate para os juristas.
O que discuto é ser solidário com os mascarados: eles usam o artifício para cometer atos ilegais e vândalos, contrários à democracia.
Não vivemos numa ditadura. Qualquer um pode protestar. E mostrar seu rosto protestando.
Para o que tem servido a máscara?
Apenas para tumultuar manifestações sérias e pacíficas, descambando para a violência.
Por acaso atacar lojas e bancos, quebrar o patrimônio público, é democrático?
Caetano quis parecer jovem. Mas apenas se mostrou velho.
Nada mais velho do que gente que não respeita a lei e usa a violência.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário