AGENDA CULTURAL

17.6.14

As escolas do futuro


O mundo globalizado e a Web 2.0 criaram novas formas de olhar os diversos “departamentos” da vida humana. Em várias dessas áreas de vivência, no entanto, os olhares do passado parecem se perpetuar. O educador Jorge Proença e o analista de sistemas Flávio Aguiar discutem as relações e os embates entre  tecnologia e educação na revista E, do Sescsp, maio de 2014.

Sala de aula do futuro: A escola tem escolha?
por Jorge Proença*

Dentre as várias áreas essenciais à humanidade está a Educação, que, na opinião de muitos, ainda está muito atrasada. Dizem que se trouxéssemos um médico ou um engenheiro do começo do século passado para os dias atuais, eles não saberiam exercer a sua profissão, enquanto um professor o faria com a maior naturalidade. Isso é reflexo de uma área muito tradicional e que, por muitos anos, cumpriu muito bem seu papel na evolução da humanidade, mas que reclama mudanças.
“O game é um grande aliado do educador moderno e também traz dispositivos inovadores de detecção de movimento que permitem grande interatividade nas atividades propostas, desenvolvendo um processo mais motivador”
Jorge Proença é educador e fundador da Kiduca, plataforma educacional baseada em games voltada ao ensino fundamental.
A sala de aula está com os dias contados?
por Flávio Aguiar*
Educação sempre foi um tema primordial e hoje, talvez mais do que nunca, é uma discussão urgente, devido às grandes transformações e aos níveis de informação que circulam incansavelmente por aí. Métodos são testados, repetidos ou inovados de tempos em tempos, mas a sala de aula tradicional, aquela em que o aluno é obrigado a sentar de frente para o professor durante 5 ou 8 horas por dia em uma instituição de ensino, vem de longa data e não parece ser muito estimulante para grande parte dos estudantes. 
“Hoje, a globalização e a tecnologia geraram uma série de possibilidades, e a imaginação ¿é o limite de cada um. Então, o futuro é digital? Na verdade o presente já é”
Flávio Aguiar é analista de sistemas formado pela PUC, com MBA em Gerenciamento Estratégico e Econômico de Negócios pela FGV e pela Ohio University. É também CEO do Widbook, plataforma de ebooks que promove a colaboração entre leitores e autores.

Nenhum comentário: