AGENDA CULTURAL

5.6.14

Lei Cultura Viva Aprovada no Senado: Entenda essa conquista da Cultura Brasileira

Enormes foram os esforços, ao longo de quase 10 anos, de diversos movimento sociais das culturas do país para que esse momento fosse celebrado. A lei Cultura Viva traz novas possibilidades para trabalhadores da cultura, nos rincões do Brasil.
Agora, o projeto retornará à Câmara dos Deputados, onde o presidente da Casa já se comprometeu durante a Teia Nacional, o mais importante evento dos Pontos de Cultura, a trabalhar pela sua rápida aprovação. O depoimento pode ser visto aqui: ninj.as/3ggjh
O Cultura Viva propõe um novo conceito de política pública. São as organizações culturais da sociedade que ganham força e reconhecimento institucional ao estabelecer uma parceria, um pacto com o Estado. Aqui há uma sutil distinção: o Ponto de Cultura não pode ser para as pessoas, e sim das pessoas; um organizador da cultura no nível local, atuando como um ponto de recepção e irradiação da cultura. Como um elo na articulação em rede, o Ponto de Cultura não é um equipamento cultural nem um serviço. Ele é um processo permanente de transformação social.
Seu foco não está na carência, na ausência de bens e serviços, e sim na potência, na capacidade de agir de pessoas e grupos, compartilhando soluções para desafios comuns.
O Movimento segue atento à tramitação da lei e promete mobilizar atores do setor cultural de todo o Brasil para estarem em Brasília na próxima terça feira, quando o projeto será votado na Câmara dos Deputados.

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

...e la nave va.
Muito bom