AGENDA CULTURAL

9.12.16

Márcia Porto pinta na academia

Foto de Hélio Consolaro
Hélio Consolaro*

Na quinta-feira, 08/12/2016, tivemos um fim de tarde muito animado na Academia Araçatubense de Letras. Tudo porque a presidenta Yara Pedro Carvalho convidou Márcia Porto, artista de Araçatuba morando noutras plagas, para enfeitar internamente a sede da AAL com seus pincéis. E chamou os escritores para testemunhar o início.
 
Yara Pedro de Carvalho e Márica Porto 
Márcia, irmã do Marcelo, filha do José Carlos do antigo depósito da cerveja Antártica na av. Cussy de Almeida. Magrinha, não sei se vegetariana, vegana ou qualquer coisa, mas tomando cerveja e comendo espetinho em boteco não fica com aquele corpinho. Ela trouxe muito alegria àquela casa soturna.
Manuela, compositora caipira, e o violeiro Celestino na cada da erudição mostrando a sua arte
O escritor Antônio Luceni,  acadêmico da AAL, que valoriza diploma e currículo pra caramba, fez com muita competência uma espécie de biografia da Márcia Porto em seu blog, que reproduzo abaixo:

O início dos trabalhos de Márcia Porto na sede da AAL

Márcia Regina Porto Rovina é araçatubense, formada em Artes Plásticas e Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp,  com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora do Unitoledo - Centro Universitário Toledo de Araçatuba, onde coordenou o curso de Design de Moda e ministrou aulas nos cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design de Moda; e nos cursos de pós-graduação: Alfabetização e Letramento, Design de Interiores, História e Cultura e Moda, Comunicação e Cultura. Atualmente, doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Tem, também, formação no exterior com estudos de pintura no Atelier De Maria, Vicenza, Itália (1990) e, em 1993, no Atelier Porter, Illinois, EUA. Manteve por mais de vinte anos um ateliê próprio, denominado Fare Arte, integrado a APLA (Associação de Artista Plásticos de Araçatuba).

Tem uma vasta produção artística, incluindo pinturas, xilogravuras e desenhos com a utilização de diferentes materiais. Entre alguns de seus orientadores, podemos citar Paulo Pasta e Sergio Fingermann. Seu trabalho, estende-se, ainda, para o campo da ilustração, tendo participado como ilustradora das obras "O pé de jabuticaba" e "Se essa rua fosse minha", da escrita e poeta Calula Rocha Soares.

Participou de diferentes mostras individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais Grupo Onze, Unicamp; Salão Nacional de Arte Universitária de Belo Horizonte; Pinturas, Biblioteca Municipal de Araçatuba; I Salão de Artes Plásticas de Fairfield, Ilinois, EUA; XV Salão de Verão de São José do Rio Preto/SP; VI Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo; XVI Salão de Arte Contemporânea de Santo André; Panorâmica Arte no Interior, SESC Rio Preto; Márcia Porto e Suzie Signari – Artistas Selecionadas para o Programa Anual de Exposições, São Bernardo do Campo; XVI Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo.
 
Márcia Porto, Hélio Consolaro, Tito Damazo (de pé), Yara Pedro de Carvalho, Emília Goulart e Hilda Dias
Obrigado, Márcia, por nos proporcionar momentos tão descontraídos.


-->
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

MAIS FOTOS:

Em destaque: Amarildo Brilhante


Um comentário:

Emilia Goulart disse...

Feliz por encontrar Marcia Porto artista e pessoa notável que admiro muito por ser tudo e ao mesmo tempo ser gente como a gente.Obrigada Marcia, por nos proporcionar algumas horas de convívio.

Emília Goulart