AGENDA CULTURAL

14.2.17

Devolver a Secretaria Municipal de Cultura para os artistas

Hélio Consolaro*

Confesso que não quero atrapalhar, mas não vou me calar nos momentos mais significativos, colocarei minha colher no mingau quando achar oportuno.

Já conversei pessoalmente com a secretária Marly Garcia, confreira da Academia Araçatubense de Letras e me pus à disposição para qualquer informação, mas os problemas surgiram muito cedo. 

Também os enfrentei quando assumi a secretaria em 2009, mas tive pulso firme e muito apoio do prefeito Cido Sério. A Secretaria Municipal de Cultura é pequena, mas trabalha com a inteligência criativa da cidade, por isso tudo que acontece lá repercute.

Há um pecado original do atual governo municipal nas nomeações dos cargos de confiança da Secretaria Municipal de Cultura fácil de resolver, já que o prefeito Dilador Borges prometeu nomear as pessoas obedecendo a critérios técnicos. Não sei se os nomeados foram escolhas da secretária ou do prefeito.

Na administração passada, a partir do segundo mandato, aos poucos o homem forte da administração passou a ser Valdevino Bittencourt, ele foi me enfiando goela abaixo nomeações que nada tinham a ver com a cultura, mas ainda fiquei com alguns. O governo foi se degenerando. 

No atual governo, a mudança prometida não veio e logo de cara já se degenerou, a nomeação de várias pessoas estranhas foram feitas na Secretaria Municipal de Cultura, sem ninguém se manifestar, até o Conselho Municipal de Políticas Culturais está em silêncio obsequioso. 

No quadro de funcionários de carreira da Secretaria Municipal de Cultura não há artistas, apenas uma bailarina. Então, como secretário de Cultura de 2009-2016 (maio), procurava indicar para o prefeito pessoas de cada categoria artística: teatro, artista plástica, escultor, cultura popular, dança, literatura para suprir a falha estrutural. Assim, os cargos de confiança não seriam ocupados por um bando de estranhos. 

Atualmente, com exceção da secretária Marly Garcia, ninguém mais pertence ao mundo artístico da cidade. Não estou reivindicando a permanência de gente do governo anterior que foram demitidos e nem querendo que não haja o critério político na nomeação. 

Será que os vereadores atuais, o prefeito, os partidos no governo não têm gente do ramo na cidade que seja de sua confiança para nomear? Há muitos artistas filiados a partidos que apoiaram o prefeito Dilador Borges. Parece que está havendo falta de zelo com a cultura de nosso município. Como também há muita gente boa em cultura, sem partido, sobrando na cidade.

Ainda há tempo, no primeiro ano de governo há sempre desencontros. Ouvir é sempre bom. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.




Marly Garcia não é mais secretária de Cultura; foi demitida

O secretário de Governo e Comunicação da Prefeitura de Araçatuba, Manoel Afonso Filho, confirmou ao Política e Mais, na noite desta terça-feira, a demissão da secretária de Cultura Marly Garcia (PV). A exoneração foi definida pelo prefeito Dilador Borges (PSDB) um dia após a Câmara arquivar CP (Comissão Processante) proposta pelo ex-candidato a vereador Daniel Lameu (Solidariedade), para apurar irregularidades na contratação da agora ex-secretária.
Marly foi nomeada em meio a uma tremenda polêmica, pois tinha sobre suas costas uma condenação imposta pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) devido ao sumiço de 8 aparelhos de ar-condicionado no período em que era diretora de Cultura, durante o governo do já falecido prefeito Jorge Maluly Netto.
O TJ-SP, em 2014, condenou Marly a ressarcir o município, com pagamento em parcela única, em pouco mais de 19 mil. Em 2 de janeiro deste ano, para poder tomar posse como secretária, ela teve que fazer acordo com a Prefeitura reconhecendo a dívida. O valor saltou para mais de R$ 64 mil e ainda assim a administração municipal parcelou o débito em 90 vezes.
A Prefeitura emitiu uma nota curta sobre a decisão do prefeito em exonerar Marly do cargo. “A nomeação da secretaria foi formalizada com total segurança jurídica, diante dos divergências nas interpretações da legislação, decidi por prudência, pela exoneração”, disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei Helio, vamos sinalizar que em Araçatuba tem artistas zelando pela cultura. Emília Goulart

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Aplaudo, aqui de longe, e o faria se aí estivesse, toda a sua fala, séria, verdadeira, conselheira acima de tudo. É disso que ele, o Dilador, precisa: conselhos, mas de gente de sua estirpe, caríssimo Consa.

"Não deixe o samba morrer!!!". Eu diria, seu Dilador, não deixe a CULTURA MORRER! Alicerce para uma boa administração.