AGENDA CULTURAL

20.9.18

Carlos Gabas: meu ex-aluno, nosso deputado federal

Carlos Gabas, Hélio Consolaro e Durvalina Garcia
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Antes de entrar no assunto, é bom esclarecer, porque há gente com diploma universitário que não sabe disso, ou seja, que o deputado federal não é votado no Brasil inteiro. 

A enxurrada de um milhão e meio de votos do Tiririca na eleição passada foi obtida no Estado de São Paulo, o Estado mais "culto" da Federação. Não foram os nordestinos lá de cima que elegeram o humorista, porque ele mudou o seu domicílio eleitoral para o estado mais rico da nação. Ele não é abestado, é muito vivo. Tiririca é São Paulo.

Concluindo: os deputados federais são votados na província em que tirou o título. Por exemplo, o meu candidato a federal é Carlos Eduardo Gabas, 1377. Se eleito, será deputado federal por São Paulo, pois nasceu em Araçatuba-SP.  



CANDIDATO DA CIDADE

"Vote em candidato de sua cidade" nas eleições gerais, valendo para deputados estaduais e federais. Trata-se de uma campanha inócua há muito tempo. E se tornou ainda mais com o advento da internet, pois hoje os pormenores da aldeia percorrem a globalidade.

Como um candidato de Araçatuba-SP, participante da campanha "Vote em candidato de sua cidade" vai pedir votos em Birigui? Será uma incoerência, além de correr o risco de ser posto para correr. Enquanto não houver o voto distrital, não há essa possibilidade de cada região equitativamente ter seus representantes.

Se em minha cidade não há candidatos com perfil que atenda ao meu desejo, porque vou votar num abestado? Além disso, há o voto corporativo. 

Mas para deputado federal, neste 2018, temos um bom candidato em Araçatuba e região: o Carlos Eduardo Gabas, 1377, casado com Poliana Mitidiero. O cara está com campanha em todo o Estado de São Paulo.

Foi meu aluno na EE Prof. Genésio de Assis, no antigo ensino de primeiro grau: sexta, sétima e oitava séries. Conheço sua mãe, Dona Cida (Nossa Caixa) e o Seu Nilson (Sucen), duas filhas.

Gabas é funcionário concursado da Previdência Social, já foi professor do Salesiano e Ministro da Previdência Social. Com apoio de Lula e Dilma, modernizou o ministério, porque, nos interregnos, se não ministro, era secretário Executivo, o caro que faz, executa. 

Carlos Gabas, 1377, já mostrou que entende de previdência, filho de Araçatuba, conhecido em todo o Brasil. Dessa vez, vou inverter o caminho, vou seguir meu ex-aluno.

Nenhum comentário: