AGENDA CULTURAL

25.11.20

Academia Araçatubense de Letras completa 28 anos - mensagem comemorativa de Antenor Rosalino

Acadêmico Antenor Rosalino defronte à sede, em 2017

Incontáveis foram os ecos de ensinamentos e sabedoria aventados nas  paredes da antiga casa azul situada no então pátio da Estação de Locomotivas da NOB.

  Os objetivos de cunho cultural e literário para os  quais a organização se dispõe têm se concretizado com sucesso, como as oficinas, concursos realizados ao longo do tempo, além de projetos como o promissor "No Caminho das Letras" e seu atuante  Grupo Experimental.

  A população araçatubense pode se vangloriar, inclusive, pelas obras atemporais de seus acadêmicos e acadêmicas, haja vista, por exemplo, os livros diversivos e belos de Ana Lúcia de Arruda,  imperatriz da literatura infantojuvenil, os devaneios poéticos de rara beleza lírica de Cidinha Baracat e Marilurdes Campezi, divas da poesia. E o que dizer das comoventes narrativas de Marianice Paupitz, artesã das crônicas? Um convite às cenas e nuanças do cotidiano!

  Insurgem também esculpidas e decantadas as estórias de Emília Goulart, ninfa dos romances, que nos levam a voejar por horizontes fecundos da existência.

  Os acadêmicos desfilam suas ideias em grandes obras, alguns dos quais, as disseminam também em jornais locais, como Tito Damazo, Arnon Gomes, Hélio Consolaro, Carlos Brefore e Antonio Luceni, num despertar de comoções em textos irrefutáveis e reflexivos. Os demais, embora sem se aterem a tantos artigos em jornais, denotam sobejante talento literário em suas obras igualmente imortais. E muitas foram as mentes brilhantes que  deixaram suas marcas na Academia.

  Pelas razões expostas e por ter o privilégio de conhecer os sentimentos  humanitários dos confrades e confreiras, deixo aqui a minha reverência a todos com efusivos parabéns, votos de continuado sucesso e que as bênçãos divinais sejam sempre derramadas em abundância pelos anais da Academia Araçatubense de Letras, a qual denominei Templo de Sabedoria. Que sua rútila estrela continue a iluminar seus acadêmicos em seus pensares construtivos e humanitários.

Antenor Rosalino, acadêmico, cadeira 1 - patrono Olavo Bilac

Nenhum comentário: