AGENDA CULTURAL

18.4.21

Só gostam de coisas antigas

Monóculo com fotografia

Hélio Consolaro e professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Há um ditado eloquente: quem procura acha, até chifre em cabeça de cavalo. Assim é cronista à procura de assunto. Postava alguma coisa no Twitter, quando tropecei com a frase:

Gosto de sentir o cheiro do livro, o chiado do disco de vinil e gravar fitas cassetes pra ouvir sem ficar pulando as musicas. Tudo isso pode ser uma viagem minha. - Jorge sem Lua - internauta no Twitter.

Eu me lembrei de que meu irmão, abaixo de mim na idade, sempre me perguntava:

- E aquela coleção de discos da editora Abril, de MPB, que vinha acompanhada de caderno de estudo? Eu cobiçava aquilo...

Irmão mais novo tem a mania de cobiçar as coisas do irmão mais velho. Fazer o quê, é a ordem natural da humanidade.

- Eu tenho a de CD, não serve? Completinha!

- Não! Eu quero aquela de vinil.

- Dei para uma pessoa que se interessava muito por música, o meu saudoso amigo Alcides Mazzini.

E meu irmão sempre lamenta. E fica nisso. Hoje, mandei para ele o linque de alguém no Mercado Livre que vende a tal coleção, vinil. Se comprar, vai gastar quase dois mil reais. Engraçado que na sua vida amorosa, está com mais de 60 anos, não gosta de mulheres velhas.

Também sou amigo de um ex-aluno, moleque de ginásio, hoje é Seu Doutor, que só gosta de Bossa Nova. Na verdade, nasceu depois desse movimento musical, mas para ele a MPB parou em João Gilberto.

E quando esse povo que admira as coisas antigas se encontra faz festa. Na internet, há gente que coleciona os antigos anúncios comerciais. É um pessoal que se dirige olhando para o retrovisor.

Ainda bem que param por aí, ninguém quer saber de andar de carroça, cozinhar no fogão a lenha, bater máquina (datilografar), passar escovão na casa ou usar penico debaixo da cama, demorar oito horas para fazer uma ligação interurbana.

Vou parar por aqui. Cada qual no seu jeito, com seu hobby. Respeitar as diferenças é a ordem do momento. Vai que uma lambisgoia se interesse por um "véi'?

- Chega de blasfemar, seu Consa! - alguém gritou.

2 comentários:

Monica Sacutti disse...

Eu gosto de móveis antigos! Kkkkkk

Rita Reis disse...

Eu gosto de móveis antigos, de peças antigas e de discos de vinil!