Mesmo que pareça nada ter acontecido, o dentista deve ser consultado na hora, pois pode ser uma corrida contra o tempo!
1. SE FICOU COM MOBILIDADE, se chama luxação e o reparo do ligamento periodontal, que articula o dente com o osso, se inicia imediatamente. Fixar o dente no lugar correto requer destreza, coisa de profissional, pois às vezes ele se desloca. Procure o dentista na hora, onde estiver! Até meia hora depois do acidente, a chance do reparo periodontal acontecer é muito grande e até uma hora ainda pode dar certo, mas a chance diminui.
4. SAIU DA BOCA E CAIU NO CHÃO. O primeiro cuidado é pegar o dente pela coroa que está branca e nunca pela raiz que é amarelo-avermelhada pelo sangue e fragmentos do ligamento. Nunca pegar o dente pela raiz o que diminui muito a chance de reparo. Agora, coloque o em copo com leite, qualquer tipo de leite líquido, e não mexa mais e nem chacoalhe. O tempo corre, o ideal é até 30 minutos, tolerando-se até uma hora. Se não tiver leite, coloque em baixo da língua! Não esfregue, nem limpe ou passe qualquer coisa no dente, só o leite do copo!
E se não houver reparo periodontal, nada de desespero! O osso vai encostar e reabsorver o dente, que continua lindo e funcionará normal por um tempo. Isto se chama anquilose alveolodentária e as raízes serão substituídas por osso, até sobrar só a coroa. Agora deve-se colocar um implante e o melhor momento para isto, deve ser discutido com o profissional.
REFLEXÃO FINAL
Proteger-se do traumatismo dentário é mais simples que parece, pois
existem os protetores dentários e bucais, geralmente de resina. Praticar
esportes sem protetores bucais é a mesma coisa que fazer sem capacete,
joelheira, cotoveleira e outras coisas. Ninguém gosta de perder dentes, mas se
acontecer. lembre-se que hoje a ciência odontológica é muito evoluída e haverá
uma forma de restabelecer a estética e a função. Ninguém nem vai perceber!
Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB de Bauru-SP consolaro@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário