AGENDA CULTURAL

3.8.21

Bato no dente, o que faço? - Alberto Consolaro

Deslocamento do dente no alveólo na luxação pode romper vasos e inviabilizar o reparo do ligamento induzindo a anquilose

Mesmo que pareça nada ter acontecido, o dentista deve ser consultado na hora, pois pode ser uma corrida contra o tempo!

1. SE FICOU COM MOBILIDADE, se chama luxação e o reparo do ligamento periodontal, que articula o dente com o osso, se inicia imediatamente. Fixar o dente no lugar correto requer destreza, coisa de profissional, pois às vezes ele se desloca. Procure o dentista na hora, onde estiver! Até meia hora depois do acidente, a chance do reparo periodontal acontecer é muito grande e até uma hora ainda pode dar certo, mas a chance diminui.

 2.   DENTE QUASE SAIU DO OSSO. É urgente, o dente tem que ficar o menor tempo possível fora do alvéolo. Até meia hora, ainda haverá chance do reparo para voltar ao normal, até uma hora, ainda vale a pena contar com a biologia. O melhor seria não mexer e procurar o dentista, ele tem treinamento para isto! Quando ele faz a manobra, sua destreza lesa muito menos o ligamento e aumenta a chance de reparo. Não respire pela boca para o dente não secar sem saliva!

 3. O DENTE SAIU DO OSSO E AINDA ESTÁ NA BOCA. Oriente o paciente a ficar quieto com a língua e com os lábios e a não respirar pela boca para não ressecar e deixar o dente sempre molhado com saliva. O profissional vai recolocar o dente no lugar de forma adequada.

4.   SAIU DA BOCA E CAIU NO CHÃO. O primeiro cuidado é pegar o dente pela coroa que está branca e nunca pela raiz que é amarelo-avermelhada pelo sangue e fragmentos do ligamento. Nunca pegar o dente pela raiz o que diminui muito a chance de reparo. Agora, coloque o em copo com leite, qualquer tipo de leite líquido, e não mexa mais e nem chacoalhe. O tempo corre, o ideal é até 30 minutos, tolerando-se até uma hora. Se não tiver leite, coloque em baixo da língua! Não esfregue, nem limpe ou passe qualquer coisa no dente, só o leite do copo!

      Se fixa o dente com fio de náilon ou de aço trançado bem delicado que todo dentista tem no consultório, unindo-o com os vizinhos. Se doer e para não inchar, será receitada uma droga anti-inflamatória. Por uma semana a alimentação deve ser pastosa e por 15 dias deve se tomar antibiótico, pois o ambiente foi contaminado. Depois de 15 dias, deve-se fazer o canal: se não fizer, pode por tudo a perder! Se gostar 1000% da vida, deve se tomar vacina antitetânica assim que sair do dentista.

E se não houver reparo periodontal, nada de desespero! O osso vai encostar e reabsorver o dente, que continua lindo e funcionará normal por um tempo. Isto se chama anquilose alveolodentária e as raízes serão substituídas por osso, até sobrar só a coroa. Agora deve-se colocar um implante e o melhor momento para isto, deve ser discutido com o profissional.

 5.   SÓ FICOU DOLORIDO. Depois de 1 a 3h voltou ao normal e é aí que mora o perigo do traiçoeiro traumatismo dentário chamado concussão! Uma pancada simples pode machucar o ligamento e promover a anquilose. Ou ainda provocar necrose da polpa ou fechamento do canal com nova dentina, ambas com escurecimento do dente e requerem fazer o canal. Pode provocar ainda reabsorção interna ou na cervical do dente na gengiva. Depois de uma pancada sempre deve se fazer radiografia periapical e repeti-la a cada 3 meses, até completar 1 ano. Se nada acontecer, agradeça aos céus!

REFLEXÃO FINAL

Proteger-se do traumatismo dentário é mais simples que parece, pois existem os protetores dentários e bucais, geralmente de resina. Praticar esportes sem protetores bucais é a mesma coisa que fazer sem capacete, joelheira, cotoveleira e outras coisas. Ninguém gosta de perder dentes, mas se acontecer. lembre-se que hoje a ciência odontológica é muito evoluída e haverá uma forma de restabelecer a estética e a função. Ninguém nem vai perceber!


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB de Bauru-SP consolaro@uol.com.br

 

Nenhum comentário: