AGENDA CULTURAL

26.9.21

Um moscão operando um notebook

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Viver a situação é o melhor caminho, nada de julgar. Nem todos participam das lives, das videoconferências, principalmente os mais velhos. Geralmente possuem apenas o celular para o zap, que não é lá muito bom, som baixo, tela pequena. Quando o palestrante fala, escuta-se pouco, ao expor eslaides, não vê quase nada. Então, concluem que é melhor deixar isso pra lá. 

Não tenho paciência de participar dessas coisas pelo celular, nem mesmo ampliando o som por uma caixinha via  bluetooth, gosto mesmo do notebook, tela maior, som melhor. 

Outro dia, tudo preparado, em plena noite de sexta-feira, para participar do clube de leitura da Academia Araçatubense de Letras. Eis que o notebook comunicou que estava sem câmera (embutida), pois ela fora desinstalada. 

Não havia imagem, nem som. Tentei o celular, aquela coisa desajeitada para tais tarefas. Saí da reunião. Apalpei o notebook dali, cutuquei de lá e nada! Frustração. Pensei: "No sábado de manhã, levo esse danado ao Diego (o meu socorro), quero ver se ele vai teimar."

No sábado, lá fui. O cara não achou nenhum botão que desligasse a câmera. "Esta câmara está desligada, Consa!" De repente, pronto! Problema resolvido.

Estou escrevendo sobre isso porque sei que tais foras não acontecem apenas comigo. Mais comigo, nem tanto com os outros. Diego me disse que eu havia apertado duas teclas (FN-F11), o suficiente para desligar a câmera. Pensei: "Como consegui apertar involuntariamente duas teclas de maneira concomitante? Com o Consa tudo é possível "

- Diego, ainda bem que o problema era aquela peça fora do computador. Ficou mais barato. Paguei o serviço e fui.

Pelo caminho, mais pensando do que dirigindo, descobri a causa. Como meu pai dava um trato nas ferramentes de tempo e tempo, era carpinteiro. Fui fazer o mesmo.

Aquela limpeza necessária, até entre as teclas. Nessa faxina, encontra-se até caca de nariz. Credo! E então, o moscão aqui, desligou a câmera sem querer.  

E eu perdi de ver e ouvir a minha ex-professora do ensino médio Cidinha Baracat falar sobre um conto de Machado de Assis e nem ouvi as elocubrações acadêmicas dos doutores em letras Tito Damazo e Carlos Brefore. 

Assim termino esta crônica como faz o estudante em sua redação, se preparando para o vestibular: nem tudo acontece como a gente quer, com o tema: "Dificuldades do cotidiano"

Ou como faz um estudante do fundamental 2: nunca mais vou falar mal dos analfabetos digitais.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso mesmo e o que dificulta é ser tudo em inglês.E são muitas informações.