AGENDA CULTURAL

19.11.21

Dia da Bandeira - 19 de novembro


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Cada país, cada nação tem a sua bandeira. Quando um país invade o outro, enfia a sua bandeira em território alheio, está sendo imperialista, trata-se de um nacionalismo doentio.

A bandeira do Brasil é esta da foto, nas cores verde, amarela, azul e branca. Já serviu até para tremular em navios negreiros, cobrindo objetivos indignos.

Ela não é símbolo de um grupo de brasileiros, ela representa a todos. Ela não não é propriedade de um partido e nem de um time de futebol. A pátria é de todos, já disse Rui Barbosa.

Os militares, por exemplo, acham que a bandeira é só deles, apenas eles são patriotas. Esse viés, jeito torto de ver, veio da Guerra do Paraguai.

Embora o mendigo não tenha um lugar para acomodar a cabeça e dormir, ou aqueles que precisam alugar uma casa para poder morar no país, eles também são donos da bandeira. A bandeira não simboliza apenas os proprietários.

Atualmente há uma manipulação das cores nacionais. Assaltaram os nossos símbolos. Tanto a esquerda como a direita estão representadas na bandeira.
Há momentos de brigas e separações, mas todos se postam com respeito quando tremula num mastro a bandeira brasileira. HÉLIO CONSOLARO

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom comentário! O que estamos vendo aqui no Brasil, com o governo de permanente plantão, se metendo em tudo e não respeitando a autonomia universitária, tem que ser repudiada.Considero um grave retorno ao um passado nefasto no nosso país. O nacionalismo radical está, na minha opinião, superando considerando que o mundo é uma aldeia global, e globalização econômica não respeita mais nações em todos os sentidos.