AGENDA CULTURAL

7.9.06

Fala, Chico

Hélio Consolaro


Peço licença a meus leitores para reproduzir trechos de entrevistas de Chico Buarque publicadas na Carta Capital e na Folha de S.Paulo. Ninguém é dono da verdade, mas cada um tem um pedacinho dela. Então, leia:

É claro que esse escândalo abalou o governo, abalou quem votou no Lula, abalou sobretudo o PT. Para o partido, esse escândalo é desastroso. Disso tudo pode surgir um partido mais correto, menos arrogante. Sempre existiu no PT a idéia de que você ou é petista ou é um calhorda. Um pouco como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro (risos).

Governo mais corrupto da história? Onde está o corruptômetro? É preciso investigar as coisas, sim. Tem que punir, sim. Mas vamos entender melhor as coisas. A gente sabe que a corrupção no Brasil está em toda parte. E vem agora esse pessoal do PFL, justamente ele, fazer cara de ofendido, de indignado. Não vão me comover...

PRECONCEITO DE CLASSE: O preconceito de classe contra o Lula continua existindo - e em graus até mais elevados. A maneira como ele é insultado, eu nunca vi igual. Acaba inclusive sendo contraproducente para quem agride, porque o sujeito mais humilde ouve e pensa: “Que história é essa de burro!? De ignorante!? De imbecil!?”. Não me lembro de ninguém falar coisas assim antes, nem com o Collor. Vagabundo! Ladrão! Assassino! - até assassino eu já ouvi.

Fizeram o diabo para impedir que o Lula fosse presidente. Inventaram plebiscito, mudaram a duração do mandato, criaram a reeleição.
Como se fosse uma concessão, deixaram Lula assumir. “Agora sai já daí, vagabundo!”. É como se estivessem despachando um empregado a quem se permitiu o luxo de ocupar a Casa Grande. “Agora volta pra senzala!”. Eu não gostaria que fosse assim. Eu voto no Lula!

A economia não vai mudar se o presidente for um tucano. A coisa está tão atada que não vejo muita diferença entre um próximo governo Lula e um governo da oposição. Mas o país deu um passo importante elegendo Lula.

Considero deseducativo o discurso em voga:”'Tão cedo esses caras não voltam, eles não sabem fazer, não são preparados, não são poliglotas”

PAPEL DA MÍDIA: Não acho que a mídia tenha inventado a crise. Mas a mídia ecoa muito mais o mensalão do que fazia com aquelas histórias do Fernando Henrique, a compra de votos, as privatizações.

O Fernando Henrique sempre teve uma defesa sólida na mídia, colunistas chapa-branca dispostos a defendê-lo a todo custo. O Lula não tem. Pelo contrário, é concurso de porrada para ver quem bate mais.


Tire as suas conclusões, caro internauta. Sei que você é inteligente. Se Chico disse besteira, desconsidere o dito.

Nenhum comentário: