AGENDA CULTURAL

20.7.12

EXPÔ 2012: Palco Araçá e Barracão Caipira

Hélio Consolaro*

A secretaria municipal de Cultura de Araçatuba esteve presente na Expô 2012 com 03 atividades significativas, em parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), a Rural Eventos, Centro de Tradições Culturais e a Associação de Artesãos de Araçatuba.
Se a Expô é o maior evento de Araçatuba, a Secretaria Municipal de Cultura não podia ficar de fora. O antigo Barracão Cultural se transformou em Barracão Caipira, pois a cultura rural tem mais a ver com a raiz da região. Os amantes da cultura caipira, quando descobriam o barracão, sorriam com satisfação. 
Assim, o Centro de Tradições Culturais coordenou os trabalhos com a apresentação de 08 duplas de música raiz, das 19h às 22h, companhia de Reis Estrela do Oriente, grupo de catira Novos Araçás, comitivas que fizeram e serviram a comida tropeira e as escolas municipais também apresentaram seus grupos de catira infanto-juvenis formados em 13 unidades pela monitora Fernanda Colli.
Também estiveram presentes com a dança da catira grupos do Thathi-Coc (escola particular), da Apae e do Instituto de Cegos Santa Luzia. As pessoas se emocionaram ao ver os deficientes visuais, adultos, pularem no tablado da catira.    
    
O Palco Araçá, coordenado por Amauri Jr., contemplou 10 bandas de Araçatuba, escolhidas por uma comissão formada pela Secretaria Municipal de Cultura. A Rural Eventos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, montou um palco especial apenas para as apresentações dos artistas locais. Ao concurso, 26 bandas se inscreveram, mas havia uma limitação: a escolhida de cada dia devia ser adepta do mesmo gênero do palco principal, havendo assim uma sintonia com o público. Cada banda se esmerou em apresentar o melhor. 
Celestino e Daniel (Grupo Figueira da Viola)
 O artesanato é uma atividade multidisciplinar. Ele garante a sobrevivência (Economia), promove a inclusão social (Assistência Social) e ao mesmo tempo é cultura. Uma administração municipal comprometida com os segmentos mais populares não podia ignorar o artesanato. 

Quando o prefeito Cido Sério (PT) assumiu, em 2009, a Associação dos Artesãos de Araçatuba procurou-o para que tivesse um espaço digno na Expô para divulgar  seus produtos. Assim, desde aquele ano, a associação tem 200 m quadrados para expor os produtos de seus associados. Não vendem muito durante o evento, mas divulgam significativamente seus produtos, aumentando as vendas em período subsequente.
A Expô de Araçatuba é um evento bem-sucedido, por ele o município e região são conhecidos pelo Brasil afora.  Precisamos solucionar um problema que é muito sério e afeta tanto o comerciante expositor como o público: democratizar o acesso ao evento deve ser um objetivo a ser seguido, pois os preços praticados são impeditivos.            

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba

Nenhum comentário: