AGENDA CULTURAL

28.6.15

Prefeito Cido Sério e a hidrovia Tietê-Paraná


Hélio Consolaro*

Talvez, algumas pessoas não estejam entendendo o porquê do prefeito Cido Sério (PT) passar alguns dias em Brasília e organizar debates sobre a hidrovias. 

Não se trata apenas de uma contenda técnica, mas acima de tudo, política. Ele está lutando com todas as suas forças para que o estaleiro de Araçatuba tenha continuidade, não seja paralisado nem por falta de verba, nem por falta de água no rio Tietê. A hidrovia é a redenção de Araçatuba. 


O fechamento do canal de Pereira Barreto, Usina Três Irmãos, é fundamental para o prosseguimento da construção da hidrovia e para o estaleiro de Araçatuba, daí a luta do prefeito Cido Sério (PT) para que as águas fluviais não sejam exclusividade na produção elétrica.  A sua tese encontra eco entre os defensores do meio ambiente e ecologistas.

Cido Sério mantém duas frentes de luta: a primeira dentro do governo federal, pois Araçatuba tem dois ministros em Brasília no governo Dilma (PT), para que verbas para o município não sofram contingenciamento, principalmente para o estaleiro, e pelo lado de fora participa da mobilização social a favor da tese, contextualizando a reivindicação de Araçatuba. 
Estaleiro de Araçatuba, construído à beira do rio Tietê, município de Araçatuba 
Certamente, ele quisesse que toda as forças sociais de Araçatuba participasse com ele desse seu esforço, que no cabo de guerra fôssemos mais braços a ajudá-lo, pois o desenvolvimento do município interessa a todos. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor e secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Prefeito Cido Sério usando a palavra no fórum da  Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil

26.06.15 - Após o sucesso de mobilização ocorrida em Barra Bonita, em 29 de abril, que reuniu diversos setores da navegação, de Norte a Sul do País, Araçatuba sediou encontro temático realizado na Câmara Municipal, na sexta-feira (26). O prefeito Cido Sério (PT) e vereadores recepcionaram autoridades políticas e lideranças da navegação hidroviária, em níveis estadual e nacional.

Com as presenças de secretários municipais, empresários e vereadores integrantes de comissão especial, as manifestações retrataram a satisfação com a dedicação empreendida pelo prefeito em suas viagens a Brasília (DF), em defesa da região abrangida pela Hidrovia Tietê-Paraná. “Essa disposição em lutar e reconhecer que a navegação é vida, na sua região e em todo o Brasil, desmistifica a afirmação de que políticos só trabalham por votos. Me honra estar aqui ao lado dos senhores”, exaltou o presidente da Fenavega (Federação Nacional de Empresas de Navegação Aquaviária), Raimundo Holanda Cavalcante Filho.

O deputado Sinval Malheiros (PV-SP), que defende a recuperação das atividades hidroviárias, e o presidente do Sindasp (Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo), Edson Palmesan, também foram enfáticos em relação às contribuições do prefeito Cido Sério.

A reunião foi aberta pelo presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), e conduzida pelo vereador Gilberto Batata (PR), que preside comissão especial focada em viabilizar a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, em Araçatuba e região. O vereador Jaime José da Silva (PTB) apontou falta de comunicação com os municípios. “Fomos eleitos, e precisamos ser significativos aos que nos confiaram esse trabalho, de maneira a participar mais efetivamente das discussões, em escalas maiores, que decidirão o futuro desta nossa questão regional”.

O deputado Sinval Malheiros (PV) declarou que luta na Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, lançada no último dia 27 de maio, em Brasília. “Junto a 228 parlamentares trabalhamos intensamente pelo aproveitamento das águas, além da produção energética, atendendo também a transporte, agricultura, turismo e geração de empregos”.

O prefeito Cido Sério (PT) leu trecho de uma carta em que cita Fernando Pessoa e sua obra ‘Navegar é Preciso’, análoga ao tema, e à água como significado de vida. Ele reforçou o argumento sobre a necessidade de convencer as autoridades sobre a questão da hidrovia. “Não podemos aguardar todas as discussões, pois a necessidade é agora. Temos água represada para cima e para baixo da nossa área, e nós estamos quase secos aqui no meio. Além do transporte e da produção agrícola prejudicada, já podemos falar em quase quatro mil trabalhadores que foram desempregados no setor”.

Edson Palmesan, do Sindasp, mencionou estudo para recuperar o lago Três Irmãos e Ilha Solteira, além da interligação de bacias com a construção de canais. E agradeceu a Raimundo Holanda, da Fenavega, pela mobilização de Barra Bonita.

Holanda foi categórico ao dizer que a sociedade precisa entender a importância da navegação. “Não há atenção para a navegação. Saibamos que o Brasil não tem hidrovias, apenas rios navegáveis. A situação é grave e precisamos reunir todos os setores da navegação do Brasil inteiro. Acredito que essa comissão tenha poder para intimar a ANA (Agência Nacional de Águas) a participar de uma reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para resolver a situação sobre o uso das águas, que hoje privilegia a produção de energia e prejudica o abastecimento de pessoas, a geração de empregos, produção agrícola e transporte de produtos, inclusive da Transpetro, que ainda não pode receber as embarcações”.

Ao final, o presidente da Fenavega reiterou o pedido de continuidade na luta ao prefeito de Araçatuba. “Cido Sério briga em Brasília pela navegação em Araçatuba porque percebe que é importante para a região e para todo o Brasil. Precisamos de seu apoio nesta causa e que consiga, junto à comissão, dar andamento na resolução dessa prioridade”.

AGENDA TIETÊ

No primeiro semestre do ano, o prefeito Cido Sério (PT) empreendeu a "Agenda Tietê". Nesse período, ele participou de várias reuniões em Brasília, e especialmente no mês de maio argumentou com três ministros sobre a prioridade de retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná.

No dia 27 de maio, ele se reuniu com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, após proferir palestra sobre o assunto em encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), na capital federal. O movimento pela retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que tem 2,4 mil quilômetros de extensão e é uma das mais importantes vias de escoamento de grãos, celulose e outros granéis, foi potencializado a partir de 29 de abril, em Barra Bonita, no interior paulista. Empresários e políticos se reuniram para discutir soluções.

No dia 6 de maio, o assunto foi tratado por Cido Sério com o ministro Edinho Araújo, da Secretaria Nacional dos Portos, ex-prefeito de São José do Rio Preto e de Santa Fé do Sul, também em Brasília. No mesmo dia, ele se reuniu com o araçatubense Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, para abordar outro assunto relacionado ao rio Tietê: reativação plena das atividades do Estaleiro Rio Tietê, que está em dificuldades para manter a produção. E, por isso, demite funcionários. No dia 20 de maio, nova agenda foi cumprida com Gabas, sobre essa preocupação.

Fechada desde maio do ano passado por causa da falta de chuvas, a Hidrovia Tietê-Paraná – interliga cinco Estados – segue paralisada, com o nível de água reduzido em aproximadamente cinco metros. A paralisação já soma R$ 700 milhões em prejuízos, pois transportava entre seis e oito milhões de toneladas de carga por ano.

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