Hélio Consolaro*
Talvez, algumas pessoas não estejam entendendo o porquê do prefeito Cido Sério (PT) passar alguns dias em Brasília e organizar debates sobre a hidrovias.
Não se trata apenas de uma contenda técnica, mas acima de tudo, política. Ele está lutando com todas as suas forças para que o estaleiro de Araçatuba tenha continuidade, não seja paralisado nem por falta de verba, nem por falta de água no rio Tietê. A hidrovia é a redenção de Araçatuba.
O fechamento do canal de Pereira Barreto, Usina Três Irmãos, é fundamental para o prosseguimento da construção da hidrovia e para o estaleiro de Araçatuba, daí a luta do prefeito Cido Sério (PT) para que as águas fluviais não sejam exclusividade na produção elétrica. A sua tese encontra eco entre os defensores do meio ambiente e ecologistas.
Cido Sério mantém duas frentes de luta: a primeira dentro do governo federal, pois Araçatuba tem dois ministros em Brasília no governo Dilma (PT), para que verbas para o município não sofram contingenciamento, principalmente para o estaleiro, e pelo lado de fora participa da mobilização social a favor da tese, contextualizando a reivindicação de Araçatuba.
Estaleiro de Araçatuba, construído à beira do rio Tietê, município de Araçatuba |
Certamente, ele quisesse que toda as forças sociais de Araçatuba participasse com ele desse seu esforço, que no cabo de guerra fôssemos mais braços a ajudá-lo, pois o desenvolvimento do município interessa a todos.
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor e secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP
Prefeito Cido Sério usando a palavra no fórum da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil |
26.06.15 - Após o sucesso de mobilização ocorrida em Barra Bonita, em 29 de abril, que reuniu diversos setores da navegação, de Norte a Sul do País, Araçatuba sediou encontro temático realizado na Câmara Municipal, na sexta-feira (26). O prefeito Cido Sério (PT) e vereadores recepcionaram autoridades políticas e lideranças da navegação hidroviária, em níveis estadual e nacional.
Com as presenças de secretários municipais, empresários e vereadores integrantes de comissão especial, as manifestações retrataram a satisfação com a dedicação empreendida pelo prefeito em suas viagens a Brasília (DF), em defesa da região abrangida pela Hidrovia Tietê-Paraná. “Essa disposição em lutar e reconhecer que a navegação é vida, na sua região e em todo o Brasil, desmistifica a afirmação de que políticos só trabalham por votos. Me honra estar aqui ao lado dos senhores”, exaltou o presidente da Fenavega (Federação Nacional de Empresas de Navegação Aquaviária), Raimundo Holanda Cavalcante Filho.
O deputado Sinval Malheiros (PV-SP), que defende a recuperação das atividades hidroviárias, e o presidente do Sindasp (Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo), Edson Palmesan, também foram enfáticos em relação às contribuições do prefeito Cido Sério.
A reunião foi aberta pelo presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB), e conduzida pelo vereador Gilberto Batata (PR), que preside comissão especial focada em viabilizar a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, em Araçatuba e região. O vereador Jaime José da Silva (PTB) apontou falta de comunicação com os municípios. “Fomos eleitos, e precisamos ser significativos aos que nos confiaram esse trabalho, de maneira a participar mais efetivamente das discussões, em escalas maiores, que decidirão o futuro desta nossa questão regional”.
O deputado Sinval Malheiros (PV) declarou que luta na Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, lançada no último dia 27 de maio, em Brasília. “Junto a 228 parlamentares trabalhamos intensamente pelo aproveitamento das águas, além da produção energética, atendendo também a transporte, agricultura, turismo e geração de empregos”.
O prefeito Cido Sério (PT) leu trecho de uma carta em que cita Fernando Pessoa e sua obra ‘Navegar é Preciso’, análoga ao tema, e à água como significado de vida. Ele reforçou o argumento sobre a necessidade de convencer as autoridades sobre a questão da hidrovia. “Não podemos aguardar todas as discussões, pois a necessidade é agora. Temos água represada para cima e para baixo da nossa área, e nós estamos quase secos aqui no meio. Além do transporte e da produção agrícola prejudicada, já podemos falar em quase quatro mil trabalhadores que foram desempregados no setor”.
Edson Palmesan, do Sindasp, mencionou estudo para recuperar o lago Três Irmãos e Ilha Solteira, além da interligação de bacias com a construção de canais. E agradeceu a Raimundo Holanda, da Fenavega, pela mobilização de Barra Bonita.
Holanda foi categórico ao dizer que a sociedade precisa entender a importância da navegação. “Não há atenção para a navegação. Saibamos que o Brasil não tem hidrovias, apenas rios navegáveis. A situação é grave e precisamos reunir todos os setores da navegação do Brasil inteiro. Acredito que essa comissão tenha poder para intimar a ANA (Agência Nacional de Águas) a participar de uma reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para resolver a situação sobre o uso das águas, que hoje privilegia a produção de energia e prejudica o abastecimento de pessoas, a geração de empregos, produção agrícola e transporte de produtos, inclusive da Transpetro, que ainda não pode receber as embarcações”.
Ao final, o presidente da Fenavega reiterou o pedido de continuidade na luta ao prefeito de Araçatuba. “Cido Sério briga em Brasília pela navegação em Araçatuba porque percebe que é importante para a região e para todo o Brasil. Precisamos de seu apoio nesta causa e que consiga, junto à comissão, dar andamento na resolução dessa prioridade”.
AGENDA TIETÊ
No primeiro semestre do ano, o prefeito Cido Sério (PT) empreendeu a "Agenda Tietê". Nesse período, ele participou de várias reuniões em Brasília, e especialmente no mês de maio argumentou com três ministros sobre a prioridade de retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná.
No dia 27 de maio, ele se reuniu com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, após proferir palestra sobre o assunto em encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), na capital federal. O movimento pela retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que tem 2,4 mil quilômetros de extensão e é uma das mais importantes vias de escoamento de grãos, celulose e outros granéis, foi potencializado a partir de 29 de abril, em Barra Bonita, no interior paulista. Empresários e políticos se reuniram para discutir soluções.
No dia 6 de maio, o assunto foi tratado por Cido Sério com o ministro Edinho Araújo, da Secretaria Nacional dos Portos, ex-prefeito de São José do Rio Preto e de Santa Fé do Sul, também em Brasília. No mesmo dia, ele se reuniu com o araçatubense Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, para abordar outro assunto relacionado ao rio Tietê: reativação plena das atividades do Estaleiro Rio Tietê, que está em dificuldades para manter a produção. E, por isso, demite funcionários. No dia 20 de maio, nova agenda foi cumprida com Gabas, sobre essa preocupação.
No dia 6 de maio, o assunto foi tratado por Cido Sério com o ministro Edinho Araújo, da Secretaria Nacional dos Portos, ex-prefeito de São José do Rio Preto e de Santa Fé do Sul, também em Brasília. No mesmo dia, ele se reuniu com o araçatubense Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, para abordar outro assunto relacionado ao rio Tietê: reativação plena das atividades do Estaleiro Rio Tietê, que está em dificuldades para manter a produção. E, por isso, demite funcionários. No dia 20 de maio, nova agenda foi cumprida com Gabas, sobre essa preocupação.
Fechada desde maio do ano passado por causa da falta de chuvas, a Hidrovia Tietê-Paraná – interliga cinco Estados – segue paralisada, com o nível de água reduzido em aproximadamente cinco metros. A paralisação já soma R$ 700 milhões em prejuízos, pois transportava entre seis e oito milhões de toneladas de carga por ano.
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