AGENDA CULTURAL

23.12.18

Neste fim de ano, muda de dinheiro-em-penca para seu amigo

A minha cultura de
dinheiro-em-penca
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

Você, caro leitor, não tem dinheiro-em-penca na sua casa? Não estou me referindo às malas cheias de dinheiro, como as do ex-ministro Geddel Vieira Lima lá na Bahia. Refiro-me a uma planta de jardim.

Uma plantinha mixuruca, simples, que dá uma florzinha quase imperceptível. Não é tão teimosa, nem tão forte quanto à tiririca, mas é fácil de pegar. Classificada em certos países como erva daninha. 

Na verdade, dinheiro-em-penca é mais bonita que a tiririca. Considerada subsuculenta. Se bem trabalhada, sua rama produz formas interessantes. 

Todo pobre tem dinheiro-em-penca em casa, embora esteja sempre reclamando de que o salário é minguado. É como jogar na loteria em toda semana.

Também o outro nome da planta é tostão, dinheiro miúdo, de esmola. Nem sempre, ou nunca, as lendas funcionam, porque geralmente apenas os pobres (nem que seja de espírito) acreditam nelas. Alguém, certo dia, lá da Idade Média, na Europa, achou moedas de ouro embaixo de uma moita dessa planta. Pronto, passou a se chamar "dinheiro-em-penca".   


Dinheiro-em-penca
Diz a lenda que receber de presente uma muda da plantinha é sinal de que o presenteador nos quer ver bem-de-vida. É um bom jeito de manifestar um desejo, apenas isso.

Sem eu conhecer a planta, nem mesmo seu nome e sua história, uma vizinha me deu alguns ramos de dinheiro-em-penca. Encostei os galhinhos num vaso, daí uma semana, já havia se alastrado.

Quando soube tudo a respeito da planta, verifiquei o meu saldo no banco; nada, além do miserê de sempre; verifiquei todas as caixas postais, até a tradicional, nada, nenhum comunicado de doação.

Como na passagem de ano, desejamos tudo de bom para os amigos, nessa passagem de ano, dê-lhes muda de dinheiro-em-penca. Quem sabe a sorte dele será melhor do que a minha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho dinheiro-em-penca (a plantinha 😃), ganhei de uma cunhada.
Amei o texto. Muito divertido.