AGENDA CULTURAL

18.12.06

Por que Papai Noel é gordo?

Lukáš Vrtílek
Hélio Consolaro

Dizem os especialistas que Papai Noel é um exemplo negativo na campanha contra a obesidade. Gordo, alegre e bonzinho.

O Papai Noel, com sua enorme barriga, ou seja, gordura excessiva na região abdominal, que pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares e para o diabetes. Mas ninguém explica por que ele é tão gordinho.

Ele é gordo porque, no passado, a gordura era sinal de fartura, riqueza e prosperidade. Quem inventou Papai Noel queria passar uma mensagem positiva de boas festas ou feliz Natal. Hoje, nem tanto...

Dizem também que ele come muito panetone ou que ele é gordo porque só trabalha uma vez por ano. Nos outros 364 dias, fica só dormindo, comendo, bebendo, vivendo uma eterna festa de Natal. Além disso, fica sentado para ler todas as cartas de agradecimento pelos presentes enviados. É tanta carta pra ler, que não dá nem pra fazer exercícios. Com comidinhas natalinas no ano inteiro, só pode mesmo ficar gorducho.

Há explicações mais racionais. No inverno, se come mais. Papai Noel mora no pólo norte, que é muito frio, portanto engorda muito.

Pode ser também, que com a evolução da internet, ele parou de fazer os brinquedos, só fica sentado fazendo compras, e comendo panetone. Como ser magro com essa vida de sedentário?

Um grupo de publicitários da República Tcheca, assim como o presidente venezuelano, Hugo Chávez, resolveu fazer uma campanha para hostilizar o Papai Noel como símbolo do Natal. Uma das peças, reproduzida aqui, é a Virgem Maria amamentando Jesus vestido como Papai Noel. Com os dizeres: “Esse velho gordo e estúpido, com sua roupa vermelha, dominou nossos anúncios para tevê, e achamos que isso passou do limite".

Alguns querem eliminar a figura do bom velhinho, chamando-o de estúpido. Outros querem emagracê-lo na marra. Esse negócio vai acabar mal, pois ele pode ficar com a auto-estima lá embaixo, tornando-se mais um hóspede de asilo ou um velhinho anoréxico.




Nenhum comentário: