AGENDA CULTURAL

4.2.07

Cidade dos buracos

Hélio Consolaro

O boteco Bate Forte estava em festa ontem, sexta-feira, Dia Nacional da Cerveja. Faca Amolada e Caneta Louca, esbaforidos, atendiam aos pedidos que vinham aos gritos.

- Uma cerva bem gelada, por favor!

- Uma porção de calabresa!

Seu Sugiro gritava da calçada:

- Sugiro espetinhos de filé miau. Muito bom! Garantido!

E o japonês churrasqueiro ria com a chuva de pedidos.

Outra alegria no Bate Forte era que Consa havia voltado! O Big Brother dos barrigudinhos estava no ar novamente, a visibilidade do boteco nesta Folha estava garantida.

Subversivo estava de volta. Havia recuperado a saúde. Dizia a todos:

- Bebo sim! Bêbado, fico insuportável para os outros. São, eu não me agüento, fico insuportável para mim mesmo!

- Pelo menos, beba só cerveja, faz menos mal! - recomendava Burguês.

De repente, todos estavam com os olhos para a rua, muitos correram para prestar socorros ao Dr. Duas Caras. Que foi, que não foi. O maior alvoroço. Ao descer do carro, tropeçou num buraco e caiu. Estragou o paletó e ralou a cara, mas não perdeu a pose.

Sentou-se à sua mesa, se recompôs e deu um piparote para que Faca Amolada trouxesse uma cerveja clara e outra escura, para que sugasse o mel dos deuses.

Magrão, como de costume, fez a pergunta do dia ao doutor, claro, sobre o tombo. Neste momento, no início da sexta etílica, a resposta veio sóbria:

- Caí porque estava de pé. Se estivesse deitado, rolava.

Todos riram, porque o Dr. Duas Caras imitava Jânio Quadros. E em seguida veio a resposta:

- Tais acidentes acontecem. Todas as cidades estão no buraco. A chuva foi demais, e parece que o prefeito já deu o começo na arrumação.

Conversa foi, conversa vai. Corinthians só perdendo, Palmeiras também. Dr. Duas Caras já tinha consumido três rodadas de cervejas. Seu pescoço estufava, veias grossas sobressaíam. Magrão fez a mesma pergunta. E a resposta, desta vez, veio nadando em copos de cerva.

- Prefeito mixuruca! Não consegue nem tapar os buracos das ruas da cidade. Fica só atrás do filhinho deputado. E a cidade? Esse pessoal é da turma do Miltão, só quer empregar parentes! Isso virou a cidade dos buracos!

Miltão voou no pescoço do Dr. Duas Caras, pegou-o pelo colarinho e levantou-o da cadeira. Burguês interveio e gritou:

- Mais respeito com o doutor! Ele está machucado...

A turma do deixa-disso entrou em ação. Faca Amolada, vendo o clima quente do Boteco, gritou:

- Rodada por conta da casa!

E todos deram um viva. Deixaram Miltão macambúzio num canto. E Dr. Duas Caras, trepado numa cadeira, fazendo discurso contra o prefeito.

E tudo voltou ao normal!

Nenhum comentário: